Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

16.07.21  |  16h59   

Ciclo de Palestras da ESA/RS e CEIR debaterá o tema “Chimamanda Ngozi e o perigo de uma História Única”

Chimamanda Ngozi e o perigo de uma história única - STORIES.jpeg

O Ciclo de Palestras "Descolonizando o Pensamento Negro", da Comissão Especial da Igualdade Racial (CEIR) e da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), traz para o debate, na próxima terça-feira (20), às 19h, o tema “Chimamanda Ngozi e O perigo de uma História Única”. O evento é gratuito, e as inscrições devem ser feitas pelo Portal do Aluno, clicando aqui.

O objetivo do ciclo de palestras é o de promover o estudo e a reflexão epistemológica acerca da cultura e da história da população negra. “Os debates têm como propósito a construção de um entendimento mais plural, sob a perspectiva da promoção da diversidade e da igualdade racial, questionando o pensamento colonizador presente na sociedade, a respeito da história e cultura afro-brasileira e africana”, explica a presidente da CEIR, Karla Meura.

O encontro será com a palestrante Karen Luise de Souza Pinheiro, juíza da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre e membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para aperfeiçoar a legislação antirracismo. Além de Karen, participará como debatedora a advogada, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, especialista em Filosofia e Teologia de Religiões em Matriz Africana, membro da CEIR, Silvia Beatriz Ferreira Alves. A mediação será realizada pela também integrante da CEIR, Muriel Fernanda Ferreira Benites. 

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destaca a importância do tema, que virou um ciclo de debates: “Haverá eventos mensais, que visam a debater com a advocacia e o público em geral questões étnico-raciais e de enfrentamento ao racismo, promovendo diálogos necessários para a diversidade”.

Ainda de acordo com Karla, o Ciclo de Palestras convida a analisar como as principais contribuições do pensamento decolonial podem colaborar com a descolonização epistêmica do sistema jurídico brasileiro. “Entre as contribuições que pretendemos apresentar, figuram: o resgate de conhecimentos omitidos e excluídos pela colonialidade do poder e do saber, bem como o questionamento sobre tradições raciais, e a tentativa de desconstruí-las”, ressalta.

Para a integrante da CEIR e coordenadora do evento, Janaina Cordeiro, o ciclo de palestras, cujo tema é “descolonizando o pensamento negro” nasceu para privilegiar a construção de um espaço de diálogo sobre as relações étnico-raciais e, sobretudo, para tratar da história e da cultura afro-brasileira e africana, buscando romper o silenciamento epistemológico direcionado aos corpos racializados. “A medida em que cada palestrante convidado nos provoca com seus estudos e com sua fala, compreendemos a necessidade de promover e instigar a criação de novas ações a favor da diversidade e da igualdade racial. Todavia, a CEIR entende que a educação e o conhecimento ocupam um lugar significativo para a construção do antirracismo no Brasil”.

 

Janaina também destaca que, a cada encontro, é oportunizado o estudo das epistemologias e metodologias presentes na história afro-brasileira, descolonizando as teorias e promovendo indagações antirracistas. “Ressaltamos, ainda, que o projeto privilegia a contribuição intelectual de autoras negras e de autores negros, como criadores centrais das bibliografias”.

Para garantir seu certificado de 3 horas-aula, inscreva-se no Portal do Aluno. O evento também será transmitido pelo canal da ESA/RS no Youtube, mas sem  certificação. Acompanhe, também, o nosso Instagram, Facebook e Twitter para ficar por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize