Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

12.02.21  |  17h54   

Criminologia e Advocacia entram em debate no Projeto ESA Verão

Criminologia e Advocacia - FLYER.png

O Grupo de Estudos de Direito e Criminologia da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) pauta, para debater em seus encontros, temáticas de cunho crítico-reflexivo sobre o Sistema de Justiça Criminal, atravessadas pela criminologia enquanto busca refletir e atuar, articulando teoria e prática. Pensando nessa vivência, a ESA/RS e o Grupo de Estudos convidam para o webinar “Criminologia e Advocacia: diálogos através da prática jurídica”, na próxima quarta-feira (17) às 19h.

O evento, que será gratuito e aberto ao público, faz parte do “Projeto ESA Verão”. As inscrições precisam ser feitas pelo Portal do Aluno, clicando aqui. Será fornecido, após o webinar, um certificado de 2 horas/aula aos participantes.

Com o objetivo de dialogar, a palestra centra o olhar da prática jurídica nas atuações vinculadas a projetos sociais em defesa das pessoas submetidas ao Sistema de Justiça Criminal. Assim, temas centrais sobre questões de raça, gênero e classe, serão debatidos com a presença das palestrantes Natália Damazio Pinto Ferreira e Domenique Goulart, que irão focar na atuação da advocacia, refletindo sobre essas atuações e seus obstáculos de enfrentamento.

A moderadora do Grupo de Estudos, Fernanda Koch Carlan, aponta que o evento, assim como os encontros do Grupo, tem como intuito a articulação entre a teoria e a prática, para refletir sobre a atuação profissional. Sendo assim, preocupa-se também com a realidade do sistema de justiça criminal e com as pessoas privadas de liberdade ou que, de alguma forma, são submetidas ao sistema. “Compreendemos que é com o olhar criminológico, que aponta para as diversas formas de opressão e violência presentes nas especificidades do sistema de justiça criminal brasileiro, que é racista, patriarcal e, portanto, desigual, que teremos a possibilidade de propor uma atuação jurídica que reflita e mobilize esta realidade latente”, ressalta.

Para a também moderadora, Michelle Karen Santos, a importância do evento reside em diversos aspectos, mas, prioritariamente, na articulação entre construções teóricas e transformações práticas que a junção da advocacia e dos estudos criminológicos proporciona: “É essencial desenvolvermos capacidades críticas através das experiências das mulheres que ocupam os lugares da academia e do fazer jurídico, pois representam identidades que disputam o (re)aprender a pensar e agir sobre outros marcos de existência e resistência”, frisa.

Acompanhe o nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS. Conheça também o nosso canal no YouTube para assistir a diversos outros eventos promovidos pela Escola.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize