Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

20.07.21  |  19h34   

ESA/RS convida para o lançamento do livro “O Combate à Corrupção – Políticas Públicas a partir da Lava Jato”

O Combate à corrupção.jpg

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), através do projeto ESA Cultural, irá realizar no dia 22 de julho, às 18h, o lançamento do livro “O Combate à Corrupção - Políticas Públicas a partir da Lava Jato”. O evento online irá contar com uma palestra do autor: o procurador de justiça do Ministério Público e presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fábio Sbardellotto.

Para acompanhar o evento, é necessário se inscrever pelo Portal do Aluno. Será disponibilizado certificado de 2 horas-aula aos participantes. O evento terá, ainda, transmissão pelo canal da ESA/RS no Youtube, porém sem certificação.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, fala da honra de receber o presidente da FMP: “É com muito orgulho que recebemos na nossa Escola para este lançamento o professor Fábio. Uma figura reconhecida no meio jurídico que, para além do livro, vai nos brindar com uma palestra sobre o tema. Tenho certeza que a noite será de muitos aprendizados e reflexões a respeito deste tema tão importante, afinal o combate à corrupção é uma responsabilidade de todos nós”, frisou.

Obra

O autor, Fábio Sbardellotto destaca que o livro traz um regaste histórico, jurídico e filosófico sobre o conceito de corrupção. “Além disso, trago uma visão internacional sobre tema e suas consequências nos mais diversos ambientes: na economia, na política, para o Direito e para a democracia. A corrupção atenta contra os direitos humanos, contra todos os valores do Estado Democrático de Direito, acima de tudo, quando ocorre no setor público”, ressalta.

O material conta com um capítulo de análise sobre a Operação Lava Jato: “Faço uma abordagem completa dos problemas revelados, tanto das questões positivas, como também das mazelas que a operação teve”, reforça.

Por fim, o autor traz a constatação de que o Brasil carece de políticas públicas de combate à corrupção: “Não temos um sistema conectado de soluções, de caminhos que apontem para a prevenção e combate. Tivemos ações espasmódicas, mas não há um conjunto de ações programadas e planejadas. Infelizmente, a Lava Jato e o mensalão não foram suficientes para conscientizar desta importância”, conclui.

Projeto ESA Cultural

A diretora de atividades culturais da ESA/RS, Cristiane Nery, destaca que o espaço tem o objetivo de aproximar a advocacia de autores de obras jurídicas: “É sempre uma alegria propiciar esse ambiente de debates, conhecimento e reflexões sobre temas pertinentes ao Direito. São nessas oportunidades que construímos o aprendizado e temos a chance de ampliar nossos horizontes”, comenta.

Os advogados e as advogadas que quiserem divulgar suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para esacultural@oabrs.org.br. O ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar. Para outras informações, contate a ESA/RS pelo telefone (51) 3287-1831.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize