Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

09.07.21  |  19h54   

ESA/RS, juntamente com a CEJ e o Grupo de Estudos de Educação Jurídica, lança o e-book “Reeducação da Educação Jurídica”

lançamento - FOLDER.jpeg

No dia 26 de julho, às 14h, ocorrerá o lançamento do e-book “Reeducação da Educação Jurídica” e uma série de debates a respeito do tema. A obra digital é uma realização da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão de Educação Jurídica (CEJ) da OAB/RS e do Grupo de Estudos de Educação Jurídica da ESA/RS. 

O e-book tem como finalidade divulgar produções científicas oriundas de estudos e experiências práticas nas mais diversas áreas que envolvam a temática da educação jurídica, além de trazer reflexões sobre a educação jurídica, a qual foi fortemente afetada pelas consequências geradas pelo novo Coronavírus. A publicação “Reeducação da Educação Jurídica” é gratuita, e poderá ser baixada através da biblioteca digital da ESA/RS a partir do dia 26 de julho. Acesse outros títulos, clicando aqui

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, que será um dos debatedores do evento e tratará sobre o protagonismo da OAB/RS na Educação Jurídica, aponta que a educação jurídica emergiu no centro do debate, principalmente com a Covi-19: “É preciso qualificar e preparar a advocacia para essa nova realidade. Esta coletânea de artigos apresenta riqueza de detalhes e fundamentais reflexões para os dias que se avizinham. Desde a precarização nas relações de trabalho no ambiente virtual, passando pelo autoplágio, até a relação entre tecnologia e poder na educação jurídica contemporânea, e os temas são envolventes e atuais”, ressalta Breier. 

Assim como Breier, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, declara que o trabalho em conjunto entre a Escola a Comissão e o Grupo de Estudos resulta em uma obra de excelência, que conta com 13 artigos de 21 autores. “O e-book traz artigos que abordam todas essas modificações que vimos durante o último ano, com a pandemia, e que impactou toda a sociedade. A Escola é um exemplo de instituição que teve que se reinventar, através de novos formatos e novas práticas, e hoje somos uma Escola 100% digital, que leva conhecimento e aperfeiçoamento, não só para a advocacia gaúcha, mas também para todos aqueles que necessitam”. 

Para o diretor da Revista Eletrônica, Alexandre Torres Petry, o evento é uma importante oportunidade de reflexão sobre os rumos da educação jurídica, já que a pandemia trouxe uma realidade desafiadora, a qual demanda soluções criativas. “O evento de lançamento trará debates sobre Educação Jurídica, além do e-book que através de excelentes artigos contribuem na busca da tão almejada qualidade na educação jurídica”, destaca.

Matheus Ayres Torres, presidente da CEJ, aponta que o termo reeducação traduz tudo aquilo que experimentamos desde o início da pandemia do novo Coronavírus: “Tanto alunos, quanto professores sofreram uma mudança abrupta no modo de aprender e ensinar. Assim, reeducar e reeducar-se é realidade, e o evento oferecido pela Escola, em parceria com a Comissão, bem como o e-book, irá condensar tudo isso”.

A secretária-geral da CEJ, Carolina Cyrillo, afirma que a experiência da pandemia faz com que tenhamos que pensar no próprio futuro da universidade e de seu papel para uma reeducação. “No Direito, devemos abandonar a ideia de que educação jurídica é voltada apenas para o ensino e verificar que a pandemia exigiu, e exige de nós muito sobre extensão e pesquisa. Por isso, um evento com palestrantes que marcam essa interseção e esse lançamento de um livro é imprescindível”, frisa Carolina. 

O evento de lançamento contará com a palestra do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; do doutor em Direito e professor visitante da FURG, Horácio Wanderlei Rodrigues; da doutora em Educação e professora da UFPEL, Maria Cecília Lorea Leite; da mestra em Direito e professora da UFRJ e UBA, Carolina Cyrillo; e do Doutor em Direito e professor da UFRJ e Unilasalle, Salo de Carvalho, e o encerramento será realizado jurista, professor e advogado, Lenio Streck. 

O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas através do link portaldoaluno.oabrs.org.br. Será fornecido um certificado de 4 horas-aula para acompanhamento exclusivo via Portal do Aluno. O canal da ESA/RS no Youtube também irá transmitir as palestras, porém sem certificação.

Acompanhe o nosso Instagram, Facebook e Twitter para ficar por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize