Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

17.07.19  |  19h05   

Estudantes do curso de Direito da faculdade UNIVATES são os vencedores do I Concurso de Júri Simulado da ESA/RS

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Nesta quarta-feira (17), ocorreu o último dia do I Concurso de Júri Simulado da ESA-OAB/RS. O concurso teve três dias de vastos debates e sustentações e muitos aprendizados para os alunos que simularam a defesa e acusação das partes. Das quatro faculdades que disputaram vaga na grande final, a UNIVATES se consagrou vencedora. A vice-campeã foi a PUCRS; em 3º lugar, a Faculdade Dom Bosco, e a UFRGS terminou em 4º lugar.

Confira aqui as fotos da competição.

Nos casos trazidos para serem tratados pelo Júri, o time da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuou como a defesa de um réu acusado de uma tentativa de homicídio por conta de uma disputa entre membros de facções. Enquanto a turma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) representou a acusação do caso. As equipes participantes da segunda semifinal atuaram em um caso de tentativa de homicídio por decorrência de um acidente de trânsito. A equipe da faculdade Univates defendeu o réu e a da Dom Bosco atuou na acusação.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve presente à mesa de encerramento do evento, onde ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Escola Superior da Advocacia, capacitando os advogados e as advogadas, bem como os alunos dos cursos de Direito. “No período em que estava na faculdade, quando cheguei à cadeira de Estágio Quatro, que se tratava de uma cadeira de Júri Simulado, fui aluno do professor Cláudio Brito, e, durante dois meses, preparamos um Júri Simulado, que ocorreu no último dia de aula. Então, fiz o advogado de defesa. Fizemos o Júri simulado com muita seriedade e respeito, conforme ensinou o professor. Esse Júri mudou a minha vida, aprendi muito”, relembrou Breier emocionado.

Ainda, Breier noticiou às turmas que “o vencedor do Júri Simulado será financiado pela OAB/RS para estar em Brasília na competição nacional de Júri Simulado”, declarou o presidente da OAB/RS.

A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos, agradeceu pela participação de todos. Alunos, professores, jurados técnicos e leigos: “Foi um grande prazer abrir a Escola para as instituições de ensino, contribuindo com a educação jurídica dos alunos e tendo a oportunidade de integração entre alunos e professores com a OAB/RS, através da ESA/RS”, declarou Rosângela.

O professor de Direito constitucional e processual penal da faculdade UNIVATES, André Eduardo Schröder Prediger, elogiou o evento, em sua organização e espaço de realização, afirmando ter certeza de que os alunos saem com muito mais conhecimento e experiência do que quando chegaram. “Os alunos vieram radiantes para a competição, independente de qual fosse o resultado. Isso os motivou muito a estudarem e a se dedicarem. Como viemos do interior, ficamos em um hotel, e todos os dias estudávamos os processos, ou no hotel ou durante o almoço na mesa do restaurante, sempre com muito empenho”, enfatizou Prediger.

A aluna do curso de Direito da UNIVATES, Tamara Silveira, que está no oitavo semestre do curso e realizou a sustentação oral da defesa, disse ser uma grande satisfação e um grande aprendizado poder participar do Júri durante os três dias de evento: “A participação na competição foi uma excelente experiência, que me fez crescer como indivíduo e como profissional, foi uma superação de limites”, disse Tamara entusiasmada.

 

Premiações

Os vencedores do primeiro lugar do I Júri Simulado da ESA-OAB/RS foram premiados com troféu para a equipe; uma medalha por aluno participante; quatro cursos da ESA/RS por aluno de livre escolha; o curso de júri em EaD da Escola de Criminalistas; e o financiamento, pela OAB/RS, para ir a Brasília participar da etapa nacional da Competição de Júri Simulado.

Os vencedores do segundo lugar do I Júri Simulado da ESA-OAB/RS foram premiados com troféu para a equipe; uma medalha por aluno participante; quatro cursos da ESA/RS por aluno de livre escolha; e o curso de júri em EaD da Escola de Criminalistas.

Os vencedores do terceiro lugar do I Júri Simulado da ESA-OAB/RS foram premiados com troféu para a equipe; uma medalha por aluno participante; quatro cursos da ESA/RS por aluno de livre escolha; e o curso de júri em EaD da Escola de Criminalistas.

Presenças

Estiveram presentes à mesa nesse último dia de Júri: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag; o advogado e radialista, Cláudio Brito; a promotora de justiça, Ivana Bataglin; o advogado criminalista, Jáder Marques; a defensora pública, Tatiana Boeira; a diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Correa Osório; a diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Maria Cláudia Felten; a advogada criminalista, Camile Eltz de Lima; o advogado criminalista de Santa Maria, Leonardo Santiago; e a juíza de direito da 3º vara do júri, Lourdes Helena Pacheco.

 

Texto: Niége Moreira e Leonardo Kaller
Fotos: Lucas Pfeuffer e Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize