Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

03.02.21  |  18h48   

Gênero, Feminismos, Mulheres, Direito e Interseccionalidades: está aberto o edital para a 9ª edição da Revista Eletrônica da ESA/RS

9ª edição - Revista Eletrônica - banner.jpeg

Após o lançamento da 8ª Edição da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), na última sexta-feira (29), a Escola inova mais uma vez e traz uma edição com uma temática especial, que receberá artigos com o tema: Gênero, Feminismos, Mulheres, Direito e Interseccionalidades.

A 9ª Edição já está com o edital aberto para a submissão de artigos científicos, e, assim como nas edições anteriores, os textos devem ser jurídicos, de autoria de profissionais advogados, que visem à reflexão e atualização acerca da temática proposta.

O processo de submissão e aprovação de artigos será dirigido por Luciana Almeida da Silva Teixeira e Milena Macalós Sasso, ambas advogadas moderadoras do Grupo de Estudos de Direito e Gênero da ESA/RS e por Alexandre Torres Petry, Diretor da Revista Eletrônica, bem como pelo Conselho Pedagógico que, juntamente com a Diretoria Geral da ESA/RS, irão compor a Comissão Organizadora e Avaliadora.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, salienta a satisfação da ESA/RS de promover esta nova publicação com uma temática tão importante para a sociedade e para toda a advocacia: “convidamos a advocacia gaúcha e nacional para compartilhar seus trabalhos científicos, gerando uma publicação que debaterá um tema extremamente necessário para a comunidade”, reforça.

O Diretor da Revista Eletrônica da ESA/RS, Alexandre Torres Petry, pontua que essa edição representa uma inovação, pois é a primeira edição temática da Revista Eletrônica da instituição. “A proposta não poderia ser mais oportuna, considerando os novos paradigmas vivenciados pela OAB. Espera-se grande adesão da comunidade jurídica para que as reflexões possam ser aprofundadas e resultem em mais avanços”, destaca.

Para a moderadora do Grupo de Estudos de Direito e Gênero, Luciana Almeida da Silva Teixeira, ver o resultado do trabalho desenvolvido pela ESA/RS em uma publicação específica demonstra o avanço que tanto queremos na carreira jurídica com relação às questões de gênero. “Tratar de gênero para fins de estudos como construção jurídica, social, cultural e econômica, é uma das nossas funções na advocacia, no intuito de reconhecer as desigualdades e encontrar novas ações e construções legais para que mudanças possam ocorrer”, enfatiza.

Milena Macalós Sasso, que também é moderadora do Grupo de Estudos de Direito e Gênero, frisa que a edição especial, abordando a temática de Gênero é de suma importância para ratificar os diversos projetos e medidas que estão sendo tomadas nos últimos anos em prol da equidade de gênero dentro da advocacia. Além de corroborar para o fortalecimento dos debates sobre o tema, abordar as inúmeras temáticas que dizem respeito ao Gênero, dentro e fora da advocacia, é um dos meios de instigar a consciência social sobre discriminações, preconceitos e desigualdades existentes entre homens e mulheres, e que são agravadas a partir de outros marcadores sociais como raça, classe, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros”, declara.

Os artigos deverão ser enviados até o dia 30 de abril de 2021, exclusivamente para o e-mail revistaesa@oabrs.org.br, observando-se as regras dispostas no edital, publicado no site da Revista Eletrônica da ESA/RS.

Confira aqui as instruções

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize