“A OAB/RS não compactua com a afronta às prerrogativas”, declara Bertoluci aos novos advogados
07/03/2014 14:03h
Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (06), a solenidade de Prestação de Compromisso de 55 novos advogados. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci. O evento foi realizado no Auditório Guilherme Schultz Filho.
Ao saudar os compromissados, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, conselheira seccional Delma Ibias, saudou a todos os advogados e ressaltou a importância do “profissional ter sempre a ética como um norteador da profissão, pois os advogados devem ser exemplos perante à cidadania”.
Após, os novos profissionais comprometeram-se, em voz alta e com o braço direito em riste, em “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
O presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres, conclamou os novos advogados a participarem ativamente da Comissão, sendo ela uma porta de entrada para a Ordem gaúcha. “Possuímos o Manual do Jovem Advogado que aborda os aspectos práticos da advocacia em prol do profissional em início da carreira”, explicou.
De acordo com o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, os advogados necessitam cultivar a cultura de uma capacitação continuada. “Por isso disponibilizamos os grupos de estudos, os cursos telepresenciais, cursos de capacitação à advocacia, entre outros. Também estamos inovando com as transmissões via internet e com o pagamento parcelado em cartão de crédito”, destacou.
Em sua explanação, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Rosane Ramos, ressaltou a necessidade de todos os advogados trilharem um caminho de ética, e destacou, ainda, os benefícios proporcionados pelo braço assistencial da OAB/RS. “A partir do momento que os estagiários e advogados estão inscritos na Ordem gaúcha, eles têm direito a diversos benefícios da Caixa, tais como o auxílio pecuniário, auxílio natalidade, auxílio funeral, além de diversos convênios em prol dos advogados e seus familiares”, declarou.
Em sua fala, Bertoluci destacou que cada advogado deve zelar pelas prerrogativas, pois a OAB/RS não compactua com a afronta aos direitos fundamentais da classe, assim como com desvios éticos profissionais. “A advocacia vai além de uma profissão, devido ao papel de transformação social. Somos abnegados voluntários trabalhando pela Ordem, que é uma entidade que não recebe verbas públicas”, afirmou.
Também estavam presentes: o presidente do TED, conselheiro seccional Fábio Scherer de Moura; o presidente da CDAP, conselheiro seccional Eduardo Zaffari; a presidente da CSI, conselheira seccional Regina Pereira Soares; e o conselheiro seccional da OAB/RS, Adaltro Cezar Santos de Lima.
Para ver mais fotos do evento, clique aqui.
João Henrique Willrich
Jornalista - MTB 16.715
Vitor Rosa
Estagiário de Jornalismo
07/03/2014 14:03h