Advocacia cruz-altense comemora os 80 anos de fundação da subseção
12/07/2012 03:12h
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia enfatizou que este é o momento de se realizar uma justa homenagem a todos que fazem parte desta história de muito trabalho, dedicação, luta e conquista da OAB Cruz Alta.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, na noite desta quarta-feira (11), participou da comemoração dos 80 anos da subseção de Cruz Alta. O evento foi marcado por um coquetel de confraternização entre a advocacia cruz-altense e contou com a presença do presidente da OAB local, Adaltro Cezar Santos de Lima.
Compuseram a mesa além de Lamachia e Lima: o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel; o prefeito municipal, Vilson Roberto Bastos dos Santos; o coordenador das subseções e conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o conselheiro seccional Pedro Furian Sessegolo; a juíza diretora do Foro da Comarca, Sônia Fátima Batistela; a promotora de justiça e diretora da promotoria de Cruz Alta, Caroline Sanfelice Mariani e o ex-presidente da subseção, Edemar da Cruz Carvalho.
Ao abrir a solenidade, o prefeito Santos falou aos presentes da relevância do papel da OAB. "A Ordem é com certeza uma das instituições mais importantes do país, ela tem o papel importantíssimo de zelar pelo interesse da sociedade e o cumpre muito bem".
Lima registrou que "há 80 anos nossa entidade é um exemplo a ser seguido, pois está sempre presente na defesa intransigente das prerrogativas dos profissionais, também defendendo o cidadão, por isso reafirmo aqui que ser advogado é uma vocação".
Conforme Lamachia essa é uma ocasião única e memorável. "Neste dia quero saudar e fazer uma justa homenagem a todos que fazem parte desta história de muito trabalho, dedicação, luta e conquista da OAB Cruz Alta. E aproveito para ressaltar a todos que sem a nossa classe não há justiça, afinal o advogado é o porto seguro da cidadania".
No evento, nove novos advogados cruz-altenses receberam suas carteiras profissionais das mãos de Lamachia e das de Lima. Após, houve descerramento de uma placa com os nomes de todos os presidentes da subseção desde 1932 até os dias de hoje.
Em maio de 1932, a OAB Cruz Alta foi criada juntamente com as subseções de Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Santa Maria e Caxias do Sul. A primeira ata que consta nos documentos históricos da subseção são datados de 4 de junho do mesmo ano de sua fundação.
Também estiveram presentes: os presidentes das subseções de Júlio de Castilhos, Ibirubá e Tupanciretã, respectivamente: Sérgio dos Santos Rodrigues; José Augusto Dias de Oliveira e Enio celeste Burtet; e o conselheiro seccional Noli Schorn.
12/07/2012 03:12h