Home / Noticias / 15.04.2014 18:59h

Casa de Mediação: OAB/RS e Judiciário assinam convênio para resolução de conflitos

15/04/2014 18:59h

http://bit.ly/1jIQL0P

Pelo termo de parceria, os juízes da Comarca de Porto Alegre encaminharão casos para mediação, se ambas as partes envolvidas concordarem. Os advogados também poderão propor a alternativa no protocolo da petição da ação.

A Ordem gaúcha e o Poder Judiciário do Estado do RS assinarão um convênio inédito no País para o encaminhamento de conflitos para resolução junto à Casa de Mediação da OAB/RS. A parceria permitirá que as partes envolvidas em processos da esfera cível sejam conduzidas para a mediação.

Pioneira no Brasil, a Casa de Mediação foi criada pela seccional com o apoio do Ministério da Justiça, e oferece atendimento para mediação de conflitos junto à comunidade, cursos para capacitação de mediadores, entre outros serviços. O termo de parceria será assinado, nesta quinta-feira (17), às 11h, na sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110 – 13º andar).

Pelo convênio, os juízes da Comarca de Porto Alegre encaminharão casos para mediação, se ambas as partes envolvidas concordarem. Os advogados também poderão solicitar ao juiz a alternativa no protocolo da petição da ação. Os atendimentos serão realizados pelos profissionais da Casa de Mediação e homologados por meio da Central de Mediação e Conciliação do Judiciário. O convênio visa também à promoção de cursos e seminários em parceria entre a OAB/RS e o TJRS na formação de mediadores e divulgação da cultura da mediação.

Para o presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Ricardo Dornelles, a estrutura representa um grande avanço para o Rio Grande do Sul, colocando o Estado, mais uma vez, na vanguarda dentro desta pauta. “Por meio da mediação, é possível chegar-se a uma solução para o conflito entre seis e doze meses”, menciona Dornelles.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destaca que a iniciativa visa contribuir à implantação de uma política pública para a resolução de conflitos por meio da mediação. “Mais uma vez, estamos atuando com pioneirismo em busca de alternativas para o abarrotamento da Justiça. É importante disponibilizar esse espaço à comunidade para que esta possa dialogar e resolver os conflitos com orientação jurídica e participação de advogados”, ressalta Bertoluci.

Segundo o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que inaugurou a Casa de Mediação, “este projeto significa um salto qualitativo e quantitativo, atendendo aos princípios instituídos pela Resolução nº 125 do CNJ, ou seja, a utilização da mediação na resolução de conflitos”.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

15/04/2014 18:59h



Notícia anterior

Esclarecimento sobre as Notas de Expediente do TJRS

15.04.2014
Próxima notícia

OAB quer ampliar conquista da advocacia gaúcha no INSS para todo Brasil

15.04.2014

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp