Cezar Britto faz abertura do Seminário de Direito Processual Civil da ESA
06/11/2008 21:01h
A ESA (Escola Superior da Advocacia) promoveu, na tarde desta quinta-feira (06), o Seminário de Direito Processual Civil – Tutela de Urgência, em homenagem ao advogado e jurista Ovídio Baptista da Silva, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael.
O seminário teve por objetivo analisar o contexto das reformas do Código de Processo Civil e o uso de mecanismos processuais que possibilitem a assim denominada “Tutela de Urgência”, visando um processo mais célere e eficaz.
O presidente do CFOAB, Cezar Britto, falou na abertura, sobre o avanço do Estado Policial, tema da XX Conferência Nacional dos Advogados, que acontece em Natal (RN) nos dias 11 a 15 de novembro. “É muito importante um seminário como este, que discute o meio de o cidadão se defender, que é o processo, o meio de ele mostrar que é o homem a razão primeira de ser do Estado”, ressaltou Britto.
Em seguida, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Alberto de Oliveira (também coordenador científico do evento), entregou uma placa em agradecimento a Ovídio Baptista da Silva, e a secretária-geral do CFOAB, Clea Carpi da Rocha, entregou uma orquídea à esposa do homenageado.
Compuseram a mesa de honra, além de Britto e do homenageado, a secretária-geral do CFOAB, Clea Carpi da Rocha, o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel, o vice-diretor da ESA, Arthur Alvim, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Alberto de Oliveira (também coordenador científico do evento), o desembargador federal Luiz Carlos de Castro Lugon (representando o TRF4), o diretor da faculdade de Direito da Unisinos, André Callegari, e o advogado e doutor em Direito pela Unisinos Fábio Gomes.
O evento teve como painelistas o advogado e doutor em Direito pela Universitat de Barcelona Darci Guimarães Ribeiro, a advogada e doutora em Direito pela Unisinos Jaqueline Milke e Silva, o doutor em Direito pela PUC-SP Donaldo Armelin, o doutor em Direito pela UFPR Luiz Guilherme Marinoni, o advogado e doutor em Direito pela USP Eduardo Talamini, e o advogado e doutor em Direito pela Unisinos Fabio Gomes. Para conferir a íntegra do discurso de Fábio Gomes, clique aqui.
06/11/2008 21:01h