CFOAB indica Cléa Carpi para Diploma Mulher Cidadã concedido pelo Senado
31/10/2008 11:13h

O presidente em exercício do CFOAB, Vladimir Rossi Lourenço, encaminhou, nesta quinta-feira, à mesa do Senado Federal a indicação do nome da advogada Cléa Carpi da Rocha, secretária-geral da diretoria da entidade e ex-presidente da OAB/RS, para a outorga do Diploma Mulher Cidadã-Bertha Lutz, Convocação 2008/2009.
A premiação, concedida pelo Senado, destina-se a agraciar mulheres que, no país, tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. Ao indicar Cléa Carpi, Lourenço destaca que ela tem atuado em várias áreas relacionadas a advocacia, aos Direitos Humanos e à luta pelo Estado Democrático de Direito.
Confira a justificativa encaminhada pelo CFOAB, em defesa do nome de Cléa Carpi para o Diploma Mulher Cidadã-Bertha Lutz:
Cléa Carpi da Rocha tem há muito atuado em várias áreas relacionadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à luta pelo Estado Democrático de Direito, desde o processo de redemocratização, as Diretas Já e a anistia, bem como o seu fortalecimento, tendo sempre presente a justiça social, a igualdade e a fraternidade de todos seres humanos, principalmente na perspectiva da luta dos mais atingidos pelo processo de globalização, as mulheres e as crianças, pois o mesmo interfere profundamente na economia e nos sistemas políticos dos países do Terceiro Mundo, com reflexos danosos sobre as estruturas sociais, impondo sofrimentos à vida da população, em seu contexto geral.
É indicada como candidata ao Prêmio Bertha Lutz pela sua participação na Ordem dos Advogados do Brasil, em seus vários âmbitos, institucional e corporativo, em nível nacional e estadual. Atualmente é Secretária-Geral do Conselho Federal da Instituição.
Em seu trabalho, integra a OAB, serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, que tem por finalidade defender a Constituição, a ordem jurídica, os Direitos Humanos, a Justiça Social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, assim como promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil (cf. Lei nº 8.906, de 1994).
Beneficiam-se com o seu trabalho, considerada a sua participação na Ordem, em atuação na defesa da ordem jurídica e social, os cidadãos e cidadãs brasileiros e, mais especificadamente, os operadores do Direito.
Atua a candidata há mais de 30 anos na área do Direito, desde a sua juventude, na sua caminhada para um mundo justo e fraterno.
Foi a primeira mulher a assumir a Presidência da OAB/Rio Grande do Sul e, por dois mandatos, atuou como Conselheira Federal representando o Estado, sendo, atualmente, também, Conselheira Federal.
Registre-se como seu trabalho a luta persistente para melhorar a condição humana, com a perspectiva de solidariedade e justiça social. As barreiras físicas, econômicas, culturais e perigos encontrados no seu campo de ação são superadas diante do seu incansável espírito de luta.
Comissão
O nome da secretária-geral do CFOAB e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha, será analisado por uma comissão de senadores, responsável pela outorga da premiação e que compõem o Conselho de Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. São eles: Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente; Inácio Arruda (PC do B-CE), vice-presidente; Cristovam Buarque (PDT-DF); Lucia Vânia (PSDB-GO); Maria do Carmo Alves (DEM-SE); Patrícia Saboya (PDT-CE); Roseana Sarney (PSB-CE); Sérgio Zambiasi (PTB-RS); Marcelo Crivella (PRB-RJ).
31/10/2008 11:13h