Home / Noticias / 09.03.2021 15:23h

CMA’s da Região da Fronteira debatem sobre conquistas e desafios das mulheres

09/03/2021 15:23h

https://bit.ly/2OAmFpB

As advogadas da Região da Fronteira (subseção de Santana do Livramento, Bagé e Dom Pedrito) se reuniram para debater as conquistas e os desafios, ainda persistentes, para as mulheres. Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ocorreu a abertura do I Ciclo de Palestras das Comissões das Mulheres Advogadas da Região da Fronteira: Historicidade, Contemporaneidade e Globalização dos desafios e conquistas femininas.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, prestigiou o evento online e alertou sobre os impactos da pandemia do Coronavírus para as mulheres: “Sabemos que os problemas já existiam antes da pandemia, mas eles se agravaram ainda mais para as mulheres. A Comunidade Europeia traz relatórios sobre os efeitos da pandemia nesse cenário: o aumento da desigualdade entre homens e mulheres; mais casos de violência contra a mulher; a ampliação da disparidade salarial; a intensificação do tráfico de mulheres; e as deficiências das redes de proteção à mulher”, pontuou.

Breier falou também sobre a paridade de gênero dentro da entidade gaúcha e o exemplo para o restante do país: “A OAB/RS tem feito sua parte na paridade de mulheres dentro do seu quadro – há duas mulheres na diretoria da seccional; três na diretoria da CAA/RS; temos uma mulher presidente da ESA/RS; uma mulher presidente da CDAP; e cargos em todos os segmentos das subseções com a participação efetiva das mulheres”, ressaltou.

A presidente da CMA da OAB/RS, Claudia Sobreiro, lembrou as recentes conquistas dentro da OAB (50% de paridade de gênero no Conselho Federal e 30% de cotas raciais), mas lamentou o fato de ainda estarmos longe da igualdade efetiva: “Nessa pandemia, nós podemos ficar em casa, trabalhar a distância, mas sabemos que muitas mulheres estão verdadeiramente encarceradas em suas casas com companheiros violentos, sem conseguir denunciá-los. Estamos em uma fase muito difícil, temos, sim, que comemorar a votação histórica da paridade dentro da nossa instituição, mas, de resto, precisamos trabalhar muito para enfrentar a violência contra as mulheres, assim como ampliar a participação feminina na política”, frisou.

A anfitriã do primeiro dia de palestras foi a subseção de Santana do Livramento. A presidente da CMA da subseção, Carolina Normey, destacou a importância das palestras e celebrou a inauguração da Sala das Margaridas na cidade: “Hoje é um dia de comemoração para nós. Através do trabalho da CMA de Santana do Livramento, da Polícia Civil, de doações de empresas e da sociedade civil, inauguramos a Sala das Margaridas. É uma vitória contarmos com um espaço adequado para o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica”, enalteceu.

Palestras

A advogada e escritora, Roberta Verdi, falou sobre a construção da mulher gaúcha: “Nossa história é de mulheres que passaram por grandes revoluções, desde o tempo das sesmarias, com frequentes ataques espanhóis, as mulheres precisaram defender seus territórios, algumas lutaram de fato na guerra, e outras tantas lutaram pelo sustento de suas famílias e para garantir que a economia continuasse ativa enquanto os homens guerreavam”, destacou.

A advogada Fabiana Marques falou sobre a violência contra a mulher através da arte: “Hoje é um dia para trocar ideias, aprender e conscientizar sobre a importância de ocupar os espaços políticos. Somente assim, teremos melhores políticas públicas voltadas para as mulheres”, afirmou.

Os encontros online terão continuidade nos dias 15 e 26/03, às 17h. As CMA’s das subseções de Santana do Livramento, Dom Pedrito e Bagé são as organizadoras do evento com o apoio da Faculdade Ideau.

Também prestigiaram a abertura: o presidente da subseção de Santana do Livramento, Glênio Cardoso; o presidente da subseção de Bagé, Marcelo Marinho; e a presidente da subseção de Dom Pedrito, Maria do Horto.

09/03/2021 15:23h



Notícia anterior

MPF suspende atividades presenciais em suas unidades no RS no período de 09 a 31 de março

09.03.2021
Próxima notícia

NOTA OFICIAL

10.03.2021

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp