Home / Noticias / 30.10.2009 14:36h

Com presença maciça de advogados, Ordem gaúcha realiza seminário sobre aspectos polêmicos do Processo Ético-Disciplinar

30/10/2009 14:36h

http://bit.ly/LBewGI
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9

Encontro, que contou grande participação do público, discutiu a representação disciplinar, desde a instalação até o julgamento.

Com a presença de mais de 120 advogados, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, participou na noite desta quinta-feira (29), do seminário “Aspectos Polêmicos do Processo Ético-Disciplinar”. O evento, coordenado pela secretária-geral adjunta da OAB/RS e presidente da 2ª Câmara Recursal da entidade, Maria Helena Camargo Dornelles, trouxe em pauta o tema “Autuação do Processo Ético/Disciplinar até o respectivo julgamento’’.

Além de Lamachia e Maria Helena, estiveram na mesa principal, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, conselheiro seccional Sérgio Leal Martinez, a membro da 2ª Câmara Julgadora, conselheira seccional e palestrante no evento Maria Ercília Hostyn Gralha, e o diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Cyro da Silva Schimitz.

“Não estamos em defesa dos advogados, mas sim, da sociedade”, afirmou Martinez ao abrir os trabalhos. O presidente do TED explicou aos presentes sobre a importância da criação de um Tribunal de Ética e Disciplina.

“Felizes somos nós advogados, que temos uma legislação para nos orientar e isso é uma conquista”, declarou sobre a necessidade da aplicação da disciplina dos profissionais.

Com grande participação do público, Maria Ercília explanou aos presentes a representação disciplinar, desde a instalação ao julgamento. A conselheira seccional explicou aos presentes sobre os passos principais e indispensáveis para desenvolvimento processual válido. “Embora esta sistemática esteja na legislação é fundamental que periodicamente haja este tipo para que sejam sanadas as dúvidas e determina-se uma unificação dos procedimentos processuais”, declarou. 

Estiveram presentes também no encontro, a presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OABRS, Maria Dinair Acosta Gonçalves, além de presidentes de subseções e membros das Câmaras julgadoras da OAB/RS.

30/10/2009 14:36h



Notícia anterior

Inconformidade dos advogados em relação ao uso das portas com detectores de metal é reiterada pela OAB/RS ao presidente do TJRS e ao corregedor-geral de Justiça

30.10.2009
Próxima notícia

OAB São Leopoldo investe no aperfeiçoamento do advogado

30.10.2009

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp