Comunidade da Ilha da Pintada recebe noções de cidadania do projeto OAB Vai à Escola
30/11/2009 09:46h
Alunos, familiares e comunidade em geral participaram do programa que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde.
Com o objetivo de levar noções de cidadania a estudantes e comunidades localizadas em zonas de vulnerabilidade social, o projeto OAB Vai à Escola esteve presente no sábado (28), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde, na Ilha da Pintada.
A advogada Janina Sobral Rezende explanou sobre os direitos e deveres do cidadão.
“Ninguém é cidadão com direitos se não cumprir os seus deveres”, definiu Janina.
Logo após, a integrante da Comissão do Jovem Advogado, Tanara Vieira Iglesias, falou aos presentes da importância de se dar valor para a escola e para o estudo.
“É muito importante a participação dos familiares na escola, pois nosso futuro depende daqui”, ressaltou.
A integrante da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas, Lize Kayser, explicou o que é e para que serve a Justiça Restaurativa. “Nessa prática existe um mediador entre a vítima e o ofensor – a vítima conta tudo o que aconteceu, para poder aliviar-se falando tudo que está sentindo e o quanto sofreu. O ofensor, por sua vez, escuta tudo, para que entenda os danos que causou e responsabilize-se do fato”, explicou.
Após, a coordenadora do projeto e presidente da Comissão da Mulher Advogada , Carmelina Mazzardo, falou sobre a violência contra a mulher. “A mulher tem que trabalhar e buscar seu espaço, não pode admitir a violência psicológica nem física”, finalizou.
Para a diretora da escola, Jurema Garzella, “o apoio da OAB/RS é indispensável, pois abre novas possibilidades para a comunidade e conscientiza para muitos assuntos”, destacou.
30/11/2009 09:46h