Conselho Consultivo da ENA replicará projeto desenvolvido pela ESA gaúcha
17/05/2016 19:41h

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (16), a 1ª Reunião Administrativa do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Advocacia (ENA) com o diretor-tesoureiro da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, e os membros nomeados pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
O diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, destacou que um dos pontos altos da reunião foi a aprovação da diretriz que buscará fortalecer as Escolas Superiores de Advocacia (ESAs) por meio de um plano de trabalho para que seja efetivado o repasse do Fundo Cultural para cada ESA, nos termos do artigo 56, parágrafo 2º, do regulamento geral da OAB.
“Um dos nossos projetos é reivindicar o cumprimento do repasse do fundo cultural para as ESAs”, disse Simonetti. “Isso será uma de nossas grandes reivindicações que faremos já no início da gestão. Levar essa questão ao Colégio de Presidentes e reivindicar o repasse. Hoje as ESAs, que são o único braço educacional da OAB, minguam para fazer cursos para poder especializar o advogado. E hoje o advogado gostaria de ter esse apoio da Ordem: se especializar com preços acessíveis. Nós temos como fazer isso, temos quadros para isso dentro da OAB, no entanto, não temos o apoio financeiro necessário”, afirmou o diretor-geral da ENA.
Membro do Conselho Consultivo, o diretor de cursos não presenciais da ESA da OAB/RS, Eduardo Lemos Barbosa, salientou que a efetivação do Fundo Cultural vai significar uma fonte de renda importantíssima para as Escolas. Ele acrescentou que a ENA irá replicar um projeto desenvolvido pela ESA da OAB/RS. “A diretoria da ENA gostou muito do projeto 'Viagem Cultural' que foi lançado em 2011 e vai reproduzir em todo o País. O projeto oportuniza um maior aperfeiçoamento com atividades culturais aos advogados. As viagens que fizemos para Portugal e Itália foram muito bem-sucedidas. Essa iniciativa nos deixa muito feliz e honrados”, frisou o diretor que é também membro do Conselho Consultivo da ENA.
Segundo o diretor, a ENA definiu que a primeira viagem do projeto será para Portugal em janeiro de 2017.
Mais interação
O diretor-geral da ENA manifestou especial atenção em viabilizar mecanismos que melhorem a interação das ESAs com os advogados. “Vamos eleger professores e fazer um escalonamento para que eles venham até o nosso estúdio. Queremos distribuir essas aulas colhidas aqui para todas as ESAs, respeitando a valorização de cada professor”, disse ele, que também anunciou a criação de uma revista eletrônica. “Instalaremos agora a revista eletrônica da ENA, que será bimestral. Vamos colher artigos no Brasil inteiro com o lançamento de um edital que será publicado em breve para colher esses artigos. Aí faremos uma seleção e, a partir dessa seleção, serão veiculados os artigos on-line. Também haverá uma tiragem física, cujo número ainda será definido, para que sejam enviadas cópias a cada seccional”, explicou Simonetti.
Além dessas duas frentes, o diretor-geral da ENA disse que foi discutida e aprovada nessa primeira reunião a criação de perfis oficiais em redes sociais e o desenvolvimento de um aplicativo para celular. “Aprovamos a criação de nossos perfis em redes sociais, Instagram e Facebook, com atualização diária por temas. Cada dia abordaremos uma área do Direito. Então de segunda a sexta-feira teremos dicas sobre a área do Direito”, disse ele.
Segundo ele, o aplicativo para celular será mais uma forma de integração de todas as ESAs para dessa forma disponibilizar cursos das ESAs, vídeos de professores com conteúdos pequenos e o compartilhamento de livros que estejam disponíveis na biblioteca digital. “Estimo que em torno de 30 dias a gente consegue ter o aplicativo. Já temos o formato e a identidade visual prontos. Então acho que em torno de 30 dias a gente já consegue colocar ele operando”, declarou ele.
17/05/2016 19:41h