Corrupção na saúde é tema de palestra no Congresso Nacional de Combate à Corrupção
02/09/2010 16:34h
A palestrante chamou a atenção para a responsabilidade dos dirigentes dos poderes públicos em conscientizar os eleitores da importância do voto.
A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, participou, na manhã desta quinta-feira (02), no auditório do Palácio da Justiça, do painel Combate à Corrupção Eleitoral na Área da Saúde. O evento integra a programação do I Congresso Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. A dirigente da Ordem foi presidente de mesa na palestra da diretora social da União Nacional dos Auditores do SUS (Unasus) e da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Jovita Rosa.
O painel teve como objetivo tratar sobre medidas que coíbam a corrupção e a venda de votos em troca de serviços da saúde. A palestrante citou como exemplos casos em que pessoas têm dificuldades de conseguir serviços de saúde por não terem título de eleitor no município onde procuram o atendimento e as “máfias” instaladas nos órgãos de gerenciamento da saúde pública.
“Juntamente com a OAB, foi feito projeto de lei de iniciativa popular e conseguimos garantir, em 1999, que quem pratica compra de voto esteja sujeito à cassação. Chegamos até aqui com quase mil políticos cassados em todo Brasil por causa da Lei 9840”, ressaltou a palestrante.
Jovita citou o projeto Ficha Limpa como uma saída para que a política volte a ser novamente acreditada pela sociedade: “Eu creio que a Lei da Ficha Limpa será um divisor de águas. As pessoas que são vocacionadas a trabalhar politicamente deverão retornar, e os gestores terão mais cuidados a partir de agora”, conclui.
O I Congresso Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral, evento promovido pelo Instituto Municipalizar, em parceria com OAB/RS, TJRS e Assembleia Legislativa, termina nesta sexta-feira (03).
02/09/2010 16:34h