Home / Noticias / 23.05.2016 17:01h

Diretoria da ESA faz palestra sobre novo CPC na subseção de São Leopoldo

23/05/2016 17:01h

http://bit.ly/1NHIH34
Foto: Divulgação
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8

Com foco no grande desafio que representa o novo Código de Processo Civil para todos os operadores do Direito, a OAB de São Leopoldo convidou a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos, o vice-diretor, Marcos Eduardo Eberhardt, e o diretor de cursos especiais, Darci Guimarães Ribeiro, para debaterem o tema na última sexta-feira (20), no Grêmio de Subtenentes e Sargentos. O evento, que teve a participação de mais de cem advogados leopoldenses e de Portão, ainda contou com a presença do diretor de cursos telepresenciais da ESA e membro do conselho consultivo da ENA, Eduardo Barbosa, e do diretor administrativo-financeiro, Otto Barreto.

Os tradicionais encontros da subseção têm como proposta a união da classe, além de promover momentos de reflexão sobre assuntos pertinentes à advocacia, e, nesta edição, ocorreu ainda a diplomação da delegada da OAB São Leopoldo na ESA, e o descerramento da foto oficial da ex-presidente da OAB/SL gestão 2013/2015, Márcia Schwantes, para a galeria de ex-presidentes da entidade.

Após a abertura do evento, a advogada Raquel Von Hohendorff recebeu das mãos da diretora-geral e do vice-diretor da ESA, acompanhados da presidente da subseção, Rita Pavoni, a portaria de nomeação como delegada da OAB/SL na ESA para o triênio 2016/2018. Em seu discurso, a dirigente agradeceu a colega leopoldense por ter aceitado o desafio de representar a ESA na subseção, apoiando na aproximação da escola da OAB estadual com os advogados de São Leopoldo e Portão.

Na sequência, Rosângela fez uma breve apresentação da Escola Superior de Advocacia, exibindo um vídeo institucional que apresentou parte da história e da missão da ESA junto à Ordem dos Advogados do Brasil. A diretora-geral ainda destacou o grande investimento da nova gestão da OAB/RS na escola, promovendo diversos cursos e palestras, além de eventos inéditos, como foi o I Congresso Internacional da ESA.

Darci iniciou a palestra afirmando que a preocupação com o novo código não é apenas dos advogados, mas também dos magistrados, que igualmente sentem os efeitos das alterações no CPC.

Dessa forma, o foco da sua exposição foi a relação dos advogados com os juízes na prática do novo código. Alertou que a autoridade do advogado está no estudo da codificação atual, para que possa dialogar com os magistrados, fazendo-se influente durante todo o processo. Darci ainda falou que a liberdade oferecida pelo novo CPC aos profissionais do Direito vem recheada de responsabilidades que devem ser bem observadas, assim como a vigilância sobre os magistrados, no que diz respeito às suas obrigações de fundamentação. Encerrando sua apresentação, o diretor de cursos especiais da ESA trouxe exemplos de alterações no código que exemplificam as questões apontadas durante a palestra.

A presidente da OAB/SL, após uma conclusão do tema do almoço, conduziu o ato de descerramento da foto oficial da ex-presidente Márcia Schwantes para a galeria de ex-presidentes da entidade, fazendo uma bela homenagem à atual conselheira seccional. “Ter atuado ao seu lado durante sua gestão me ensinou muito. Quero dizer ainda que esse foi o início dos trabalhos da atual gestão que continuará com a mesma proposta, com a missão de evoluir, buscando ainda mais a valorização da classe e o fortalecimento da advocacia”, afirmou a presidente.

Além dos já citados, integraram a mesa diretiva o vice-presidente da OAB/SL, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; e o tesoureiro Renê Engroff. Também estavam presentes no evento os presidentes da OAB de Sapucaia do Sul e Esteio, Roger Dorneles e Higídio Dassi, respectivamente, e a procuradora-geral do município, Angela Molin.

Fonte: Subseção de São Leopoldo

23/05/2016 17:01h



Notícia anterior

“Investigado na Lava Jato não pode ser ministro”, declara Lamachia

23.05.2016
Próxima notícia

OAB vai ao STF para suspender prisões antes do trânsito em julgado da ação

23.05.2016

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp