Home / Noticias / 13.06.2025 09:52h

“É a independência que nos dá a possibilidade de dizer o que precisa ser dito”, afirma presidente da OAB/RS na posse da subseção de Cacequi

13/06/2025 09:52h

https://bit.ly/3HyD21B
Foto: Juliana Villeroy - OAB/RS
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na terça-feira (10), da solenidade de posse da subseção de Cacequi. Na ocasião, foram reempossados e irão comandar a subseção no triênio 2025/2027 os seguintes advogados: Renata Silveira Berrueta (presidente), Mirian Raquel de Andrades Avila (vice-presidente), Almiro Alfredo Minello (secretário-geral), Carlos Alberto Goersch (secretário-geral adjunto) e Tatiana Aparecida Vieira (tesoureira).

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Em sua manifestação, Leonardo Lamachia comentou sobre a força institucional da OAB/RS. “É a independência da nossa instituição que nos dá a possibilidade de dizer o que precisa ser dito. De forma equilibrada, respeitosa, mas sempre em defesa da advocacia e da cidadania. E é o que temos feito desde janeiro de 2022: enfrentando os embates necessários e, muitas vezes, sendo uma voz única na sociedade”, disse Lamachia, usando como exemplo o pioneirismo da instituição na defesa integral da democracia – denunciando, desde 2022, alguns excessos praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O presidente da OAB do Rio Grande do Sul abordou, também, temas como a defesa do sistema eproc, da sustentação oral, a melhoria na prestação jurisdicional nas comarcas gaúchas e a interiorização da entidade em todas as 107 subseções do Estado.  
 
“Vivemos um momento difícil, sim, mas também precisamos comemorar: a Ordem gaúcha segue atuante em todos os campos. Não há assunto que chegue ao nosso gabinete e que não seja dado um encaminhamento”, completou. No mesmo dia, Lamachia visitou a sala da OAB no Fórum da cidade e cumpriu agenda na Comarca de São Vicente do Sul. 

Criada e instalada em 1997, a subseção de Cacequi abrange, também, os municípios de Mata e São Vicente do Sul. Atualmente, a entidade conta com 87 advogadas e advogados inscritos. 


 
Compromisso com os valores da advocacia 

A presidente eleita da subseção de Cacequi disse que o objetivo da nova diretoria é construir uma gestão comprometida com os valores dos advogados e das advogadas. “Nossa profissão é um pilar essencial na administração da Justiça e, sem advocacia, não há justiça plena. Assumo o firme compromisso de lutar pela nossa classe, defendendo com vigor as nossas prerrogativas, que não são um privilégio, mas sim verdadeiras garantias fundamentais para o exercício pleno da democracia”, pontuou. 
 

Conselheiros empossados 

Ainda na solenidade, tomaram posse os conselheiros da subseção de Cacequi para o próximo triênio. São eles: Ben Hur de Quadros Leivas, Ilo Vicente da Costa Monteiro Carvalho, Julianni Christine Steinke, Kelly Silveira Berrueta, Nestor Augusto Cardoso de Medeiros e Roberta Amaral Cardoso de Medeiros. 
 

Presenças 

Também participaram da solenidade: os ex-presidentes da subseção de Cacequi Airton Rita Costa e Manoel Francisco Carvalho Espíndola; o presidente da subseção de Santana do Livramento, Claudio Gonçalves Munhoz; a prefeita de Cacequi, Ana Paula Del'Olmo; o presidente da Câmara de Vereadores de Cacequi, vereador Arthur Rumpel; e o diretor do Foro de Cacequi, Daniel Nikosheli Nepomuceno. 

13/06/2025 09:52h



Notícia anterior

Bagé sediará Encontro Regional da CMA na Fronteira

13.06.2025
Próxima notícia

Lamachia empossa diretoria da subseção de Santiago e reforça defesa das prerrogativas: “São ações concretas que realizamos diariamente”

13.06.2025

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp