Em Prestação de Compromisso, OAB/RS recebe 51 novos advogados
02/10/2013 19:44h
Saudando os presentes, Bertoluci salientou o protagonismo da Ordem gaúcha nos seus 81 anos de história, assim como reforçou a importante participação da instituição na história da democracia brasileira.
Foi realizada na tarde desta quarta-feira (02), a solenidade de Prestação de Compromisso de 51 novos advogados. A cerimônia realizada no Auditório Guilherme Schultz Filho, foi conduzida pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.
O presidente da Comissão Especial de Previdência Social da OAB/RS, Alexandre Triches, relatou a importância que os novos advogados sejam participativos dentro da Ordem gaúcha. " Também devemos frisar que os profissionais no exercício da advocacia devem sempre ter a ética como um preceito norteador", destacou.
Em seguida, a juramentista, Karine Girardi Gularte, junto com os demais novos advogados, se comprometeu a "exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".
Após a entrega das carteiras profissionais, o integrante da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Antônio Zanette, convocou os novos advogados para que integrem a Comissão, sendo ela uma das portas de entrada para a entidade. " Realizamos diversas ações em prol dos advogados, tais como a formação dos grupos de estudos, para que os profissionais em começo de carreira possam se aperfeiçoar cada vez mais", finalizou.
Em seguida, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rafael Canterji, colocou a necessidade de constante aperfeiçoamento dos advogados. "Enfrentamos desafios diários, e precisamos estar preparados, por isso, a ESA oferece cursos em diversas áreas do Direito, com palestras presenciais, telepresenciais, e recentemente implementamos a modalidade on-line, onde o advogado pode acompanhar palestras pela internet", reforçou o dirigente.
Bertoluci lembrou aos novos advogados, que estão entrando em uma instituição com 81 anos de história, e atuante em diversos movimentos que marcaram a história do Brasil. "Desde a criação da Ordem gaúcha em 1932, a entidade participou de diversas ações que marcaram a história do Brasil e da advocacia, tais como o movimento Diretas Já, a elaboração da Constituição de 1988, e também o impeachment do presidente da república", relatou o dirigente.
No final, o dirigente relatou que a entidade também é uma defensora dos interesses da sociedade. "Atualmente contestamos o saque de 4,5 bilhões de reais dos depósitos judicias para o caixa único do Estado. Nesta semana, o Pleno do CFOAB aprovou a proposta da OAB/RS para o ajuizamento da ADI no STF, pela suspensão das Leis Estaduais que permitiram essa prática", salientou o dirigente.
Também estiveram presentes, o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), conselheiro seccional Fábio Scherer de Moura; a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), e conselheira seccional, Delma Ibias; a tesoureira da CEJA, Fabiana Lang; o membro do conselho pedagógico da ESA, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto; e os membros da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI) , Marcelo Lorezi, e Sinara Farias Lorenz.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
02/10/2013 19:44h