Encerramento do II Encontro Nacional das Comissões da Mulher Advogada foi neste sábado (14) na OAB/RS
14/07/2012 13:43h
A programação, que teve início na quinta-feira (12), contemplou diversos temas relacionados aos direitos das mulheres e contou com a presença de participantes de diversos Estados.
Aconteceu na manhã deste sábado (14), o encerramento do II Encontro Nacional das Comissões da Mulher Advogada, na sede da OAB/RS. A programação, que teve início na quinta-feira (12), contemplou diversos temas relacionados aos direitos das mulheres e contou com a presença de participantes de diversos Estados.
"Tivemos palestrantes maravilhosos, que abordaram os temas da realidade em que vivemos hoje, o que nos leva à certeza de que devemos seguir com a nossa luta. Ainda há muito a ser feito em prol dos direitos das mulheres, e essas mudanças vão acontecendo na medida em que mais pessoas adquiram a consciência de que possuem direitos e de que eventualmente esses direitos são violados", registrou Carmelina Mazzardo, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS.
Além da presidente da CMA, também compuseram a mesa a vice-presidente da Comissão, Delma Silveira Ibias; o conselheiro seccional Raimar Machado; os palestrantes, Ricardo Nüske e Roger Raupp Rios; e a membro da CMA, Márcia Giordano.
A primeira palestra da última rodada de debates foi proferida pelo juiz federal da 3ª Vara do Juizado Especial Federal do Foro Previdenciário de Porto Alegre, Ricardo Nüske, com o tema O direito fundamental à Saúde: dever do Estado e direito do cidadão. Em seguida, foi a vez do juiz federal em Porto Alegre, mestre e doutor em Direito pela UFGRS, professor de pós-graduação da UFRGS e do Mestrado do Uniritter, pesquisador visitante na Universidade do Texas, em Austin e da Universidade Columbia, na cidade de Nova York, Roger Raupp Rios, que abordou o tema Direito da Igualdade e Direito da Antidiscriminação. Após as explanações, os presentes puderam fazer perguntas e considerações.
O conselheiro Raimar Machado, que foi o relator da proposta de converter a Comissão da Mulher Advogada como comissão permanente recebeu uma homenagem. "O que fiz foi apenas atender aos ditames da minha consciência e tentar dar perpetuidade, dentro do possível, para nossa luta pela igualdade, pela não discriminação e pela proteção daqueles núcleos sociais menos favorecidos. Tenho certeza de que essa luta se reproduzirá em outros setores da sociedade, aonde a desigualdade é ainda muito mais crua", declarou Machado.
Também estiveram presentes as presidentes das Comissões da Mulher Advogada da OAB/DF, Maria Cláudia de Araújo; da OAB/GO, Karine Dias Vitoy; da OAB/MS, Heloisa Helena Maciel; da OAB/PE, Graça Garrido Paz; da OAB/RO, Elizabeth Oliveira; e da OAB/SC, Cláudia Regina Nichuing; além das presidentes e membros das Comissões da Mulher Advogada das subseções da OAB/RS.
14/07/2012 13:43h