ESA e Comissão de Serviços Públicos discutem a situação petrolífera do Brasil
25/09/2008 19:00h

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA) promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), uma palestra com o diretor de comunicações e presidente do Conselho Fiscal da Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), Fernando Leite Siqueira, organizada pela Comissão de Serviços Públicos da Ordem.
Na ocasião, Siqueira falou sobre a situação petrolífera do país, abrangendo questões como as reservas mundiais versus o consumo e o terceiro choque mundial do petróleo. O diretor também discutiu com os profissionais de Direito sobre o marco regulatório brasileiro e o pré-sal.
O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel, destacou que a situação petrolífera do Brasil requer atenção da sociedade, “porque a pressão internacional pelo acesso a essa riqueza, que já é enorme, tende a crescer com a exploração das jazidas que foram descobertas no pré-sal da costa brasileira”.
“É muito importante que tenhamos consciência e que nos mobilizemos para defender essa riqueza de nosso país, que sempre foi tido como um primo pobre em referência a reservas de petróleo” concluiu Maciel.
Além do palestrante e de Maciel, a mesa principal foi composta pelo coordenador das subseções da OAB/RS e vice-presidente da Comissão de Serviços Públicos da Ordem, Luiz Eduardo Amaro Pellizer. Também estiveram presentes a advogada e membro da Comissão de Direito Ambiental da Ordem Virginie de Carvalho Fett, o engenheiro da Petrobras Raul Bergmann, o petroleiro aposentado Carlão Furlan, o advogado Almir Jacobina, o engenheiro químico James Chang, e profissionais da advocacia.
25/09/2008 19:00h