ESA/RS prorroga prazo para submissão de artigos científicos para a composição do e-book “Trajetórias da Advocacia Negra”
25/08/2020 21:08h

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em conjunto com a Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS (CEIR), prorrogarampara até o dia 10 de setembro o editalo para a submissão de artigos científicos para a composição do e-book “Trajetórias da Advocacia Negra”. Os artigos podem ser enviados para o e-mail [email protected].
Valorização da advocacia negra
A iniciativa tem o objetivo de promover a valorização da advocacia negra diante da importância e a da necessidade de aperfeiçoamento das práticas efetivas de promoção da igualdade racial. Além disso, esta produção visa a estimular a reflexão e a compreensão, para que sejam repensados os atos que refletem o racismo e reforçam estereótipos, proporcionando o levantamento de dados sobre a advocacia negra e a aproximação destes profissionais da entidade.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou a importância deste e-book, apoiando a valorização da advocacia negra: "A Escola é o braço cultural da OAB/RS, lugar onde promovemos a cultura, o aprendizado e a qualificação, neste sentido, é muito importante a diversidade de temas e valorização de diferentes culturas. A participação da advocacia negra, para esta importante obra, valoriza essa cultura e contribui com a produção literária e a valorização de obras escritas por advogados e advogadas negras".
A presidente CEIR, Karla Regina Meura da Silva, ressaltou: "Um dos valores da Comissão da Igualdade Racial consiste na valorização de advogadas negras e advogados negros que nos antecederam. Com este intuito decidimos registrar a Trajetória da Advocacia Negra em uma publicação. Inicialmente, o convite foi direcionado para as advogadas e advogados que receberam a homenagem Osvaldo Ferreira Dos Reis, em agosto de 2019, de por conta dos seus 25 anos de atuação na área jurídica. Durante a organização dos textos já recebidos, percebemos a riqueza que esses registros trazem para nosso aprendizado. Deste modo, decidimos ampliar o espaço da publicação, através deste Edital, que contempla a jovem advocacia negra e a advocacia que se dedica aos movimentos sociais e institucionais. Com isso, queremos acolher todas e todos que estão dispostos a contribuir com o projeto institucional de promoção da equidade racial".
Os artigos, devem ser enviados juntamente com o seguintes documentos devidamente preenchidos: Termo de Declaração de Publicação; e Formulário de Autodeclaração, que se encontram no mesmo documento e pode ser feito download no final deste texto,para o e-mail: [email protected], até o dia 10 de setembro O edital completo pode ser acessado clicando aqui.
25/08/2020 21:08h