IV Encontro do Núcleo de Debate entre Direito e Literatura debate Rousseau
04/10/2013 21:00h
A OAB/RS realizou, na noite desta quinta-feira (28), evento que abordou a obra do escritor renascentista.
A OAB/RS realizou, na noite desta sexta-feira (04), o IV Encontro de Direito e Literatura, evento promovido pelo Núcleo de Debate entre Direito e Literatura do Departamento Cultural-Artístico, com a parceria do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.
Compuseram a mesa o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral; a coordenadora do Núcleo de Debate entre Direito e Literatura, Helena Raya Ibanez; a ex-governadora do Estado, Yeda Crusius; desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto; os conselheiros seccionais Cesar Souza e Paulo Cesar Garcia Rosado; e a diretora Cultural da OAB/RS, Regina Guimarães; e a diretora do Departamento de Direito Civil do IARGS e membro do Núcleo de Debate entre Direito e Literatura da OAB/RS, Liane Bestetti.
Os palestrantes do evento foram Eduardo Carrion, professor titular de Direito Constitucional da UFRGS e FMP; o psiquiatra e psicanalista Sérgio de Paula Ramo; e o médico e professor da UFRGS, Gilberto Schwartsmann.
Bertoluci comparou o momento atual da sociedade de reflexões e cobraças políticas com a obra e os pensamentos de Rousseau. "Foi um intelectual que até hoje é lembrado por seus ideais a frente do seu tempo".
Sulamita enfatizou a importância do evento para o congraçamento das entidades irmãs na advocacia. "É sempre esclarecedor discutir as obras de grandes autores".
Helena Ibanez, coordenadora do evento, agradeceu a presença de todos e considerou o valor da realização de debates literários sobre destacados nomes da literatura.
Principais obras:
Discurso Sobre as Ciências e as Artes
Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens
O Contrato Social
Emílio, ou da Educação
Os Devaneios de um Caminhante Solitário
04/10/2013 21:00h
