Jornal do Comércio: Bertoluci quer avançar na gestão da OAB/RS
08/01/2013 10:02h
Na edição desta terça-feira (08), periódico publicou entrevista com o presidente da OAB/RS na página 07 do Jornal da Lei.
Depois de seis anos na presidência da OAB/RS, Claudio Lamachia deixou o cargo em 31 de dezembro de 2012. No dia seguinte, Marcelo Bertoluci, eleito para comandar a entidade durante a próxima gestão, assumiu o posto, dando continuidade ao trabalho de seu antecessor, já que concorreu pela chapa da situação.
Bertoluci assume a presidência da Ordem gaúcha para o triênio 2013/2015. Advogado há 18 anos, sempre esteve vinculado à OAB/RS. Foi professor da Escola Superior de Advocacia e atuou no Tribunal de Ética e Disciplina. Atualmente, é professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na entrevista a seguir, o novo presidente da Ordem fala sobre seus desafios e sobre a responsabilidade de suceder Lamachia.
Jornal do Comércio - Claudio Lamachia presidiu a OAB/RS por seis anos, encerrando suas duas gestões com amplo índice de aprovação por parte dos advogados. Como o senhor vê a responsabilidade de sucedê-lo?
Marcelo Bertoluci - A responsabilidade é bastante grande. Eu tenho a convicção de que os índices de aprovação de 93% da gestão Lamachia são espelhos para o modelo que nós vamos procurar seguir. Nosso objetivo é seguir avançando na administração da OAB. É um orgulho muito grande ter integrado a gestão Lamachia em diversas ações na Ordem, e sucedê-lo, juntamente com um grupo de trabalho da direção e um Conselho Pleno de muita qualidade e pluralidade. Portanto, o desafio é grande, mas temos a convicção de que vamos seguir avançando nos vários pleitos da OAB do Rio Grande do Sul.
JC - Em sua gestão, a Ordem continuará presente em questões como o sistema prisional ou os problemas na telefonia móvel? Havia algumas críticas em relação à importância que a OAB dava para temas como esses, em comparação com os interesses mais diretos da classe.
Bertoluci - Nós vamos seguir o compromisso de cumprimento dos nossos deveres constitucionais, estatutários e regimentais. Dentre eles temos dois grandes planos: um interno, corporativo, para atender aos interesses dos advogados; e um plano institucional, que é marcadamente externo, que demonstra os nossos deveres com a cidadania. Nós vamos buscar o equilíbrio na exata linha da gestão Claudio Lamachia entre esses dois grandes momentos de atuação da OAB.
JC - Um dos focos da gestão anterior foi construir sedes em alguns municípios do Interior do Estado que careciam de espaço físico para suas subseções, além de garantir uma sede própria para a Ordem na Capital. Nessa questão de infraestrutura, como está a Ordem, e o que poderá ser feito?
Bertoluci - Justamente pelo saneamento da entidade, protagonizado pela gestão Claudio Lamachia, nós vamos avançar em vários projetos que dizem respeito à infraestrutura. Um deles é o projeto Nenhuma Subseção sem Sede. Entendemos que a construção física da sede da subseção representa muito além de uma obra, mas também a afirmação da advocacia e a necessária prestação de serviços aos advogados. Sem falar na possibilidade que a sede física propicia de abertura de suas portas à cidadania. Por meio da sede física, também a cidadania bate às portas da OAB. Vamos, sim, seguir fortemente com esse projeto, a fim de que possamos, no menor espaço de tempo possível e com a maior qualidade, avançar na construção de sedes e também na reforma daquelas sedes que, eventualmente, necessitam. Nessa mesma linha da estrutura, o nosso objetivo, desde já, é de manutenção da atualização de todos os equipamentos das mais de 260 salas da OAB com foros e tribunais e demais localidades e também da atualização tecnológica e do avanço na aquisição de equipamentos que sirvam aos advogados e à cidadania.
JC - O senhor tomará alguma medida de imediato?
Bertoluci - Nós estamos, desde já, cumprindo algumas nomeações de setores fundamentais da OAB, como, por exemplo, a Comissão de Defesa das Prerrogativas, que recebe uma demanda permanente e que, portanto, já seguirá trabalhando, sem interrupção nenhuma, nem mesmo o recesso das atividades forenses impede a atividade da comissão. Igualmente, a Escola Superior de Advocacia já está formalmente operando na nova gestão, a fim de que possamos implementar vários cursos e iniciativas aos advogados já no mês de março de 2013, e todos os outros setores da OAB que merecem a nossa pronta atuação.
JC - Há algum aspecto nos planos da sua gestão que o senhor destacaria?
Bertoluci - Nós vamos trabalhar para o fortalecimento da defesa das prerrogativas do advogado. Vamos cuidar incansavelmente do respeito à fixação dos honorários advocatícios, trabalhar diuturnamente a fim de que os principais projetos de lei de interesse da classe sigam na tramitação regular e sejam aprovados. Vamos permanecer atentos a eventuais desvios éticos de alguns poucos colegas e priorizar, dentre vários temas, aqueles de caráter institucional, para que sejam discutidos amplamente no campo interno da OAB e também no campo da cidadania e da advocacia para que possamos implementar grandes discussões, e, mais do que isso, implementar ações concretas na evolução e no avanço das nossas práticas. A Ordem presta um serviço de natureza pública, e, portanto, é um serviço permanente.
08/01/2013 10:02h