Lamachia e Bertoluci participam da posse da gestão 2014-2015 da Ajuris
03/02/2014 23:04h
Nesta segunda-feira (03), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, juntamente com o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, esteve presente na posse da nova diretoria da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) para o biênio 2014-2015. Na solenidade, realizada no auditório do Novo Foro Cível, assumiu a presidência da entidade, Eugênio Couto Terra.
Também tomaram posse na cerimônia: o vice-presidente administrativo, Gilberto Schäfer; a vice-presidente Financeira, Jocelaine Teixeira; a vice-presidente Cultural, Jane Vidal; e a vice-presidente social, Geneci Campos.
Em seu discurso de despedida, o ex-presidente da entidade, Pio Giovani Dresch, destacou as principais ações da Associação durante o biênio 2012/2013, frisando a constante parceria com a OAB/RS em grandes temas de relevância para a sociedade. “Um das principais pautas que enfrentamos foi a revisão da dívida do Estado com a União e também a premente reforma política, por meio do projeto conhecido como Eleições Limpas”, exemplificou o dirigente.
Ao assumir o posto de presidente da Ajuris, Couto Terra destacou que a Associação irá manter permanente interação com a sociedade, desta forma, atuando em temas de relevância para os cidadãos. “Sempre iremos pregar pela promoção da igualdade e o respeito aos Direitos Humanos. Todavia, para que possamos obter sucesso, é necessário que haja também a participação de demais entidades, promovendo um pluralismo de ideias e opiniões”, finalizou Terra.
Bertoluci salientou a fundamental contribuição que a Associação confere à OAB/RS na construção de uma verdadeira pauta cidadã. “Estamos unidos em grandes temas tais como a situação carcerária do Estado, aonde sempre fomos parceiros no Fórum da Questão Penitenciária, onde discutimos medidas para solucionar a situação enfrentada nos presídios gaúchos”, afirmou o dirigente.
O presidente da seccional também destacou que o Fórum já realizou duas vistorias no Presídio Central, no início de 2012, e outra no final de 2013, sendo que a situação se manteve praticamente a mesma. Recentemente, a Organização dos Estados Americanos (OEA), atendendo pedido do Fórum da Questão Penitenciária, determinou que o Governo do Estado do RS realize uma série de medidas na casa prisional.
Também estiveram presentes na cerimônia a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor –geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro seccional Rodrigo Puggina; e os conselheiros seccionais Leonardo Lamachia, Sulamita Santos Cabral e Maria de Fátima Zachia Paludo; o governador do Estado, Tarso Genro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, o presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa, o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossela, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia.
03/02/2014 23:04h