Mês do Advogado: temáticas na área do Direito de Família foram debatidas
07/08/2014 11:01h
Grande público participou das palestras, que ocorreram no Auditório Guilherme Schultz Filho, na sede da Ordem gaúcha.
Integrando a programação do Mês do Advogado, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS promoveu, na noite desta quarta-feira (06), o evento “Debates controvertidos de Direito de Família e Sucessões”. Representando o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, o secretário-geral da entidade, Ricardo Breier, fez a saudação de abertura do evento.
“O Mês do Advogado, além das variadas atividades, também serve para uma reflexão sobre qual o papel do advogado dentro do cenário da cidadania e sobre suas funções dentro de sua atividade profissional”, avaliou Breier.
Também compuseram a mesa, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a presidente da CMA, conselheira seccional Delma Ibias; a coordenadora dos trabalhos e membro da CMA, Denise Franke; e os palestrantes, Rolf Madaleno, conselheiro federal da OAB/RS e diretor nacional do IBDFAM; e Bráulio Dinarte Pinto, diretor do IBDFAM/RS.
Madaleno destacou o “Usucapião familiar”. “Qual a razão do usucapião vinda para o Direito de Família? É o aspecto social da moradia, por que muitas vezes o cônjuge que permaneceu com os filhos na casa, ficou completamente desassistido e ainda teve que sustentar e manter essa casa”, disse.
Pinto abordou a temática “Questões controvertidas no inventário e partilhas”. “Dentro das questões mais controvertidas, o debate será em torno das ações correlatas ao inventário para que habilitem os herdeiros a receberem a herança, como nos casos de união estável, por exemplo”, destacou.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
07/08/2014 11:01h