Mutirão Cidadão leva acesso à Justiça ao alcance da população
20/05/2011 18:06h
Evento, realizado nesta sexta-feira (20), encerra a programação da Semana da Defensoria Pública no RS
Aproximar o cidadão da Justiça, facilitando o acesso da população aos serviços prestados pelas instituições de advocacia pública. Esta é a missão do Mutirão Cidadão, evento promovido pelas defensorias públicas do Estado e da União. O evento integra a Semana da Defensoria Pública no Rio Grande do Sul e o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado nesta quinta-feira (19). A edição deste ano do Mutirão aconteceu nesta sexta-feira (20), no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre.
Para o presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/RS, conselheiro seccional Arodi de Lima Gomes, "a Ordem gaúcha congratula-se com os advogados públicos que atuam nas defensorias e prestam elevados serviços em prol da população necessitada, conforme a Constituição Federal". Além dele, também estiveram no local a defensora pública-geral, Jussara Acosta, e a conselheira da Ordem gaúcha Maria de Fátima Zachia Paludo.
Cerca de 50 defensores públicos do Estado e mais dez da União prestaram atendimento jurídico à população. Há dois anos, quando foi realizado pela última vez, 800 pessoas procuraram os serviços. Neste ano, foram totalizados 1.280 atendimentos.
De acordo com o subdefensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke, a agilidade do Mutirão possibilita um desafogamento da demanda. Esta é a quinta edição do evento. Para facilitar o transporte, um ônibus foi disponibilizado pela Carris e realizou itinerário até o Centro.
20/05/2011 18:06h