Na posse da subseção de Agudo, presidente da OAB/RS destaca ações institucionais da ESA/RS
14/05/2025 13:53h
Em novo roteiro de viagem, desta vez para a região central do Estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da solenidade de posse da nova diretoria e do conselho da subseção de Agudo para o triênio 2025-2027. Em solenidade realizada no sábado (10), na Câmara de Vereadores de Paraíso do Sul, o advogado Guilherme Bock foi conduzido à presidência da subseção para os próximos três anos.
Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS
Além dele, compõem a nova diretoria: Aline Noro (vice-presidente), Patrícia Kilian (secretária-geral), Éverton Michel Niemeyer (secretário-geral adjunto) e Jonas Marchesan Sartori (tesoureiro). A vice-presidente da Ordem gaúcha, Claridê Chitolina Taffarel, também participou da solenidade.
Em seu discurso, Lamachia destacou as ações institucionais da Escola Superior da Advocacia do Rio Grande do Sul (ESA/RS), que iniciou oficialmente as suas atividades com a realização do Encontro de Delegados realizado na última sexta-feira (9), em Porto Alegre.
“A ESA, que é o braço educacional e cultural do Sistema OAB/RS, tem desempenhado um papel muito importante para a advocacia gaúcha, entregando grandes eventos e qualificação profissional. Uma prova disso é a realização do Encontro de Delegados, um evento inovador e acolhedor, que contou com a participação de representantes das nossas 107 subseções”, disse o presidente, convocando a advocacia do Estado para continuar engajada nas atividades da Escola.
Além do início oficial das atividades da ESA/RS, Lamachia também abordou temas como a luta em defesa da atual sistemática da contagem de prazos do eproc e o enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros assuntos.
Presença no interior e na capital
A vice-presidente da OAB/RS salientou a presença da entidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul. “O nosso presidente tem viajado pelos quatro cantos do Estado para ouvir e encaminhar as demandas de todos os nossos colegas. E isso vem sendo uma marca da atual gestão, que desde 2022 tem dado total atenção aos assuntos do interior e da capital”, lembrou.
Continuação do trabalho
O presidente empossado disse que a subseção de Agudo continuará o legado deixado pelos ex-presidentes da entidade, sobretudo o trabalho mais recente, do presidente Jonas Marchesan Sartori – que comandou a OAB Agudo no triênio 2022-2024.
“Como vice-presidente da gestão passada, posso afirmar que o doutor Jonas fez uma gestão atuante, voltada para a advocacia local. Prova disso é que todas as demandas surgidas da advocacia de Agudo ao longo dos últimos três anos foram atendidas pela seccional. Este continuará sendo o nosso tom de trabalho: batalhar em favor de cada advogado e cada advogada do nosso município”, disse.
Conselheiros também tomaram posse
Durante a cerimônia, os conselheiros da subseção de Agudo também tomaram posse. São eles: Adalberto Luiz Piovesan, Carla Ligia Ferreira, Célio Chelotti, Claúdia Maria Dalcin, Eliana Lucia Prevedello Rubin, Fabiano Fabrício Ehrhardt, Gicele Herbstrith, Helvio Chiapinotto, Johan Schlesner, Jossandro Marion, Tatiele de Abreu Almeida e Vanessa Wegner Schorn.
Compromisso também em Santa Maria
No mesmo roteiro de viagem, o presidente Lamachia também acompanhou a solenidade de posse da nova diretoria e do conselho da subseção de Santa Maria. A cerimônia foi realizada no sábado (10) à noite, na Câmara Municipal de Vereadores.
Presenças
Também acompanharam a cerimônia: o conselheiro estadual da OAB/RS Felipe Ribeiro dos Santos; os ex-presidentes da subseção de Agudo Ari Alves da Anunciação, Ditmar Adalberto Strahl (também conselheiro estadual), Helvio Chiapinotto, Geraldo Arnaldo Ferreira e Rafael Alves da Anunciação; os presidentes de subseção Sandra Lameira (Santa Rosa), também conselheira estadual, Ivonei Silveira (Candelária), Claiton Maurício Schutz (Cachoeira do Sul) e Rodrigo Zuchi (Garibaldi/Carlos Barbosa); a ex-presidente da subseção de Garibaldi/Carlos Barbosa e atual conselheira estadual, Elenice Girondi Koff; o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS) da subseção de Garibaldi, Ronaldo Teixeira; o prefeito de Paraíso do Sul, Claiton Cleo Müller; a presidente da Câmara Municipal de Paraíso do Sul, vereadora Kátia Schlesner; a presidente da Câmara Municipal de Agudo, vereadora Graciela Barchet; e a juíza de Direito substituta da Comarca de Agudo, Adrissa Flores Severo; entre outras autoridades.
14/05/2025 13:53h