Home / Noticias / 15.05.2018 10:57h

OAB/RS Cubo: Thomaz Bustamante e Daniel Mitidiero ministram a segunda aula sobre "Os Precedentes nos Tribunais"

15/05/2018 10:57h

http://bit.ly/2L05Jm6
Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17
image-galeria-18
image-galeria-19
image-galeria-20
image-galeria-21
image-galeria-22
image-galeria-23
image-galeria-24

Na noite desta segunda-feira (14), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), recebeu os alunos no novo espaço de conhecimento: o OAB/RS Cubo. "Reforma Trabalhista" e "Responsabilidade Civil" foram os cursos que iniciaram as suas atividades, bem como "Os Precedentes nos Tribunais" e "Cálculos Previdenciários" também deram continuidade às suas aulas na nova estrutura da ESA/RS (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55, térreo - Praia de Belas). Ainda é possível se inscrever nos cursos pela modalidade em EAD. Os interessados devem fazer a inscrição no Portal do Aluno da ESA/RS aqui. 

O penúltimo módulo do curso "Os Precedentes nos Tribunais" contou com a presença do advogado Thomaz Bustamante. O jurista salientou que nenhum sistema jurídico se sustenta sem ter uma vinculação de precedente e, segundo ele, é um dos temas mais estudados no País. Bustamante acrescentou que "todo o sistema jurídico tem algum tipo de vinculação ao precedente, entretanto o que existiu, durante muito tempo, foi uma ausência de teoria sobre o tema”, ressaltou.

Em sua aula, o jurista abordou sobre um tema novo e inexplorado no Direito, que é a parte não vinculante do precedente: Obter dicta abusivos - O Estado e direito e a jurisdição. Ele explicou o conceito e o funcionamento: "Não podemos negligenciar essa parte da teoria do Direito.  O Brasil possui um sistema jurídico onde temos o precedente mais vinculante do mundo, pois temos procedimentos específicos". 

O segundo palestrante, o advogado Daniel Mitidiero, reiterou que um dos grandes problemas do Direito Brasileiro é a previsibilidade do Direito, ou seja, a falta da segurança jurídica: "A lei é suscetível em diferentes interpretações e pelos diferentes juízes, logo é preciso garantir que essas interpretações não acabem em uma violação de igualdade, da liberdade e da segurança jurídica", afirmou. Mitidiero destacou ainda, na sua aula sobre a "persuasão à vinculação", “que é essencial para qualquer advogado saber trabalhar e distinguir casos de precedentes: "Os precedentes são vinculantes e se aplicam no dia a dia do Foro, cuja a principal ferramenta é a distinção", esclareceu.

Na próxima semana (21/05), o último módulo do curso será ministrado pelos advogados: 

Luiz Guilherme Marinoni – Coisa julgada sobre questão

Alexandre Freitas Câmara – Padronização decisória no direito brasileiro

Vanessa Schneider
Jornalista MTE 17.654

15/05/2018 10:57h



Notícia anterior

Breier estará presente no aniversário de 30 anos da subseção de São Francisco de Assis

14.05.2018
Próxima notícia

Oficina de Arbitragem discute negociação de cláusula compromissória

15.05.2018

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp