OAB/RS debate corrupção no I Congresso Regional do Enccla
27/04/2017 12:00h
“Há muito tempo a OAB/RS tem levantado a bandeira do combate à corrupção. As atuais circunstâncias do País, como as investigações e condenações, demonstram que o Brasil começa a amadurecer a grande importância de se entender e debater o tema”, afirmou o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier. O dirigente participou da solenidade de abertura do I Congresso Regional do Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) nesta quinta-feira (27), no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas.
O evento é promoção da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, coordenadora adjunta da Ação 3 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), do Ministério da Justiça. Os debates sobre o tema Combate efetivo da corrupção no Brasil: é possível? ocorrem até a sexta-feira (28).
O objetivo é congregar as instituições federais e estaduais e trocar experiências sobre o modo de atuação e os instrumentos utilizados para o combate à corrupção. Os painéis apresentam como temas para discussão os acordos de leniência, o controle social, os planos de responsabilização do agente envolvido e o que se deve aprimorar no ordenamento jurídico.
“Uma política de regramentos preventivos no setor público e privado é a formação de uma nova cultura para dar andamento ao combate à corrupção. Por isto, encontros como estes ajudam a consolidar ideias e pensar em soluções. Parabéns pela iniciativa”, destacou Breier.
Presenças
Também estavam presentes o procurador-Geral Adjunto-Assuntos Jurídicos, Eduardo Cunha da Costa; representando p residente da Assembleia Legislativa, deputado Tiago Simon; representando o procurador-geral de Justiça, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível, promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior; o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Cézar Miola; a presidente da Rede de Controle da Gestão Pública, Carla Veríssimo; representando a Enccla, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Justiça e Cidadania, André Wainer; e o representando a procuradoria-geral do Estado na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – Enccla, Adriana Krieger de Melo.
Caroline Tatsch
Jornalista
27/04/2017 12:00h