OAB/RS e subseção de Lajeado buscam instalação de juizados cíveis
07/07/2010 20:51h
Dirigentes integraram comitiva que esteve na sede do TJRS na tarde desta quarta-feira (7).
Acompanhados pelo coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, que representou a OAB/RS, o presidente e o vice-presidente da subseção de Lajeado, Edson Luiz Kober e César Adriano Antoniazzi, integraram comitiva do município em visita ao presidente do TJRS, desembargador Leo Lima, na tarde desta quarta-feira (7). Mediante demanda excessiva de processos, o grupo pleiteou a instalação de dois juizados cíveis na Comarca local.
No mesmo dia, os dirigentes da subseção foram recebidos pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, na sede da entidade, com a presença também do vice-presidente, Jorge Fernando Estevão Maciel.
No TJRS, onde foram recebidos, ainda, pelo juiz assessor Rinez da Trindade, a juíza diretora do Foro, Débora Gerhardt de Marque, sugeriu que fossem criados dois juizados cíveis, um para cada Vara já existente. Segundo a magistrada, a solução seria menos onerosa e atenderia à necessidade.
De acordo com ofício entregue eo TJRS na ocasião, como as duas Varas Cíveis já existentes são privatizadas, a instalação de dois juizados não acarretaria a construção de uma estrutura, inviável financeiramente.
Conforme o presidente da OAB Lajeado, o entendimento surgiu em reuniões da Comissão Mista, ocasiões em que outras alternativas para problemas vêm sendo encontradas, de forma benéfica à prestação jurisdicional como um todo.
Leo Lima, ao receber a comitiva, demonstrou simpatia à causa, reconhecendo que a demanda supera a capacidade e a solução sugerida não representaria investimentos volumosos por parte do Judiciário. O desembargador indicou que o pedido deve ser encaminhado à Corregedoria-Geral de Justiça, que irá examinar o caso e tomar as primeiras medidas cabíveis.
Estiveram, também, no TJRS a prefeita, Carmen Regina Pereira Cardoso; o pretor da 1º e 2º Varas Cíveis, João Gilberto Marroni Vitola; o presidente da Câmara, vereador, Ito Lanius; a escrivã Bela Dirce Helena Kramer Iorra; e o representante da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, advogado Ney Arruda Filho.
07/07/2010 20:51h