Home / Noticias / 07.07.2010 20:51h

OAB/RS e subseção de Lajeado buscam instalação de juizados cíveis

07/07/2010 20:51h

http://bit.ly/OPRs8l
Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4

Dirigentes integraram comitiva que esteve na sede do TJRS na tarde desta quarta-feira (7).

Acompanhados pelo coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, que representou a OAB/RS, o presidente e o vice-presidente da subseção de Lajeado, Edson Luiz Kober e César Adriano Antoniazzi, integraram comitiva do município em visita ao presidente do TJRS, desembargador Leo Lima, na tarde desta quarta-feira (7). Mediante demanda excessiva de processos, o grupo pleiteou a instalação de dois juizados cíveis na Comarca local.

No mesmo dia, os dirigentes da subseção foram recebidos pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, na sede da entidade, com a presença também do vice-presidente, Jorge Fernando Estevão Maciel.

No TJRS, onde foram recebidos, ainda, pelo juiz assessor Rinez da Trindade, a juíza diretora do Foro, Débora Gerhardt de Marque, sugeriu que fossem criados dois juizados cíveis, um para cada Vara já existente. Segundo a magistrada, a solução seria menos onerosa e atenderia à necessidade.

De acordo com ofício entregue eo TJRS na ocasião, como as duas Varas Cíveis já existentes são privatizadas, a instalação de dois juizados não acarretaria a construção de uma estrutura, inviável financeiramente.

Conforme o presidente da OAB Lajeado, o entendimento surgiu em reuniões da Comissão Mista, ocasiões em que outras alternativas para problemas vêm sendo encontradas, de forma benéfica à prestação jurisdicional como um todo.

Leo Lima, ao receber a comitiva, demonstrou simpatia à causa, reconhecendo que a demanda supera a capacidade e a solução sugerida não representaria investimentos volumosos por parte do Judiciário. O desembargador indicou que o pedido deve ser encaminhado à Corregedoria-Geral de Justiça, que irá examinar o caso e tomar as primeiras medidas cabíveis.

Estiveram, também, no TJRS a prefeita, Carmen Regina Pereira Cardoso; o pretor da 1º e 2º Varas Cíveis, João Gilberto Marroni Vitola; o presidente da Câmara, vereador, Ito Lanius; a escrivã Bela Dirce Helena Kramer Iorra; e o representante da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, advogado Ney Arruda Filho.

07/07/2010 20:51h



Notícia anterior

Seminário sobre Temas atuais da desconsideração da personalidade jurídica lota auditório da ESA

07.07.2010
Próxima notícia

Lamachia recebe dirigentes da subseção de Lajeado

07.07.2010

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp