OAB/RS engajada no Dia Mundial da Conscientização do Autismo
30/03/2011 16:17h

No sábado, dia 02 de abril, a sede da Ordem gaúcha recebeu iluminação na cor azul, símbolo da causa
No sábado, dia 02 de abril, a OAB/RS somou-se à milhares de pessoas e instituições ao redor do mundo para lembrar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A intenção foi chamar a atenção para a necessidade de criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo em Porto Alegre e no Estado.
A data foi lembrada com iluminação de prédios, como o da Ordem gaúcha, e monumentos em azul, cor definida para simbolizar a causa. Estima-se que 2 milhões de brasileiros são acometidos pela síndrome do autismo, muitos ainda sem o devido diagnóstico. No mundo inteiro, pessoas vestidas de azul também irão mobilizar-se.
No Brasil, o objetivo da iniciativa é, além de alertar as autoridades para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.
Confira os prédios em Porto Alegre que foram iluminados de azul:
Porto Alegre – A torre da Usina do Gasômetro será iluminada de azul nos dias 1º e 2 de abril
Canoas – Praça do Avião foi iluminada de azul.
Montenegro – Praça Central da Cidade tevea iluminação amarela substituída por azul na semana de 2 de abril.
Viamão - Sindicato dos Comerciários de Viamão trocou a iluminação para lâmpadas azuis no período de 28 de março a 3 de abril.
Veja a programação:
31 de março - Quinta-feira
Em sessão da Câmara Municipal de Montenegro, todos os vereadores vestiram azul e um dos legisladores falou sobre autismo e leu texto da Revista Autismo.
02 de abril - Sábado
Brique da Redenção, das 10h às 13h: Tenda do Movimento Autismo & Vida, junto ao Monumento do Expedicionário, para concentração de pessoas vestindo azul e distribuição de panfletos sobre a síndrome;
Usina do Gasômetro, das 16h às 18h: Tenda do Movimento Autismo & Vida, junto à chaminé, para concentração de pessoas vestindo azul e distribuição de panfletos sobre a síndrome. Às 16h, apresentação do Grupo de Canto dos Veteranos e do Coral Jovem da Sogipa. Ao anoitecer, abraço simbólico à Torre do Gasômetro.
3 de abril - Domingo
Brique da Redenção, das 10h às 12h: Tenda do Movimento Autismo & Vida, junto ao Monumento do Expedicionário, para concentração de pessoas vestindo azul e distribuição de panfletos sobre a síndrome. A partir das 12h, caminhada para encerrar o evento no Brique.
Usina do Gasômetro, das 16h às 18h: Tenda do Movimento Autismo & Vida, junto à Usina do Gasômetro, para concentração de pessoas vestindo azul e distribuição de panfletos sobre a síndrome.
Saiba mais sobre o autismo
O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país, segundo o psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante citou em audiência pública no Senado Federal no fim de 2010, onde discute-se uma lei exclusiva para o autismo.
No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.
Fonte: http://revistaautismo.com.br/DiaMundial2011
30/03/2011 16:17h