OAB/RS firma parceria com ONG Parceiros Voluntários
06/07/2010 20:08h
Lamachia recebeu a presidente-executiva da entidade, Maria Helena Johannpeter, na tarde desta terça-feira (6), na sede da Ordem gaúcha.
A Ordem gaúcha firmou, na tarde desta terça-feira (6), parceria de cooperação com a Parceiros Voluntários. O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, recebeu, na sede da entidade, a presidente-executiva da ONG, Maria Elena Johannpeter. Por meio do acordo, primeiramente serão identificadas quais ações as entidades já realizam e que têm objetivos e sistemáticas semelhantes, de modo a, posteriormente, intensificar as atuações nos projetos, de forma conjunta.
O dirigente declarou que a OAB/RS participará intensamente, utilizando a ampla capilaridade que a instituição possui nas 105 subseções do Rio Grande do Sul. O objetivo será criar uma rede de integração entre os núcleos da Parceiros e as OABs nos municípios do Estado.
Conforme o dirigente, as ações serão apresentadas pela ONG na próxima reunião do Fórum dos Conselhos Regionais do RS, órgão também presidido por Lamachia, para que os representantes das entidades possam repercutir as mesmas em seu respectivo quadro de associados.
De acordo com Maria Elena, outra forma de colaboração prestada pela OAB/RS e demais conselhos de classe será a de fornecer apoio profissional-técnico a organizações sociais que necessitem de algum auxílio.
O diretor-executivo da Parceiros Voluntários, Claudio Gastal, lembrou que ações como o “OAB Vai à Escola”, desenvolvido pela Ordem gaúcha, apresentam grande “potencial de sinergia” com atividades desempenhadas pela Parceiros voluntários.
Para o coordenador-geral do Fórum e do Projeto Participação e Controle Social, Pedro Gabril, do CRC/RS, que participou da reunião, as entidades também deverão se engajar no Observatório Social da Administração Pública do RS. O objetivo é acompanhar contratos e licitações públicas, conferindo-lhes mais transparência e credibilidade junto à sociedade civil.
A iniciativa já está em operação em 50 municípios e seis estados brasileiros.
“São organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, que têm por objetivo promover a educação fiscal na sociedade, através do acompanhamento do emprego dos recursos públicos, ou seja, o controle social da gestão pública”, explicou Gabril.
Da mesma forma, também foram discutidas formas de atuação junto a organizações do terceiro setor, no sentido de fiscalizar e auxiliar essas entidades.
O coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, conselheiro seccional Ricardo Breier, salientou que a Ordem gaúcha está criando uma rede estadual de proteção social e de defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. O lançamento ocorreu no último sábado, durante o I Encontro do Projeto de Interiorização da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH). Segundo Lamachia, a CDH será um elo fundamental para o desenvolvimento de políticas de integração com a Parceiros Voluntários.
Participaram, também, da reunião a ex-presidente da OAB/RS e atual conselheira federal, Cléa Carpi da Rocha; e o advogado Leonardo Lamachia.
Seminário para criação do Observatório Social
Ocorrerá no dia 21 de julho, na sede da Ordem gaúcha, para a criação do Observatório Social, uma organização composta por profissionais de diversas áreas e formações, que acompanharão contratos e licitações públicas, conferindo-lhes mais transparência e credibilidade junto à sociedade civil.
Parceiros Voluntários
A Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, apartidária, criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, com a missão de estimular, captar, qualificar e encaminhar voluntários à comunidade gaúcha, para promover a cultura do voluntariado organizado.
Partindo da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários está presente no Rio Grande do Sul, multiplicando, através de milhares de voluntários, seus conceitos e seus conhecimentos em benefício das comunidades onde atua.
06/07/2010 20:08h