Home / Noticias / 10.03.2026 12:07h

OAB/RS participa da abertura dos trabalhos de inspeção do CNJ no Judiciário gaúcho

10/03/2026 12:07h

https://bit.ly/3MVr2dD
Foto: Juliana de Brites | OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares, representando a Ordem gaúcha, participou, na manhã da segunda-feira (9), da solenidade de abertura da inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O ato, realizado no Auditório do Espaço Multi, em Porto Alegre, marcou o início de uma semana de trabalhos voltados ao aprimoramento dos sistemas judiciais e das serventias extrajudiciais em todo o Estado.

A comitiva do CNJ permanecerá em solo gaúcho até o dia 13 de março para analisar o funcionamento de setores administrativos e unidades de primeiro e segundo graus de jurisdição.

“Acompanhar o início dessa inspeção é fundamental para a advocacia, pois o aprimoramento dos sistemas judiciais reflete diretamente no cotidiano profissional e na celeridade da prestação jurisdicional. A OAB/RS segue à disposição para colaborar com o Conselho Nacional de Justiça, visando sempre o fortalecimento da administração da Justiça e a garantia do acesso qualificado do cidadão ao Judiciário”, destacou Regina.

Foco no aperfeiçoamento e fiscalização

A inspeção, prevista na Portaria nº 1/2026 e assinada pelo ministro Mauro Campbell Marques, busca acompanhar e aprimorar os serviços judiciários em todo o país. Durante os cinco dias de trabalho, uma equipe composta por desembargadores, juízes e servidores do Conselho realizará vistorias técnicas, analisando desde os setores administrativos do Tribunal até os cartórios extrajudiciais.

Além das análises técnicas, a equipe da Corregedoria realizará atendimentos ao público interno e externo — incluindo advogadas, advogados, magistrados e cidadãos — no 11º andar do Tribunal, na área da Sala Cortex. Ao término da etapa presencial, os achados serão formalizados em relatórios que poderão recomendar a adoção de novas práticas administrativas, com vistas à uniformização de procedimentos e ao fortalecimento do controle dos serviços de administração da Justiça no Rio Grande do Sul.

10/03/2026 12:07h



Notícia anterior

Comissão da Advocacia Trabalhista realiza entrega de portarias

09.03.2026
Próxima notícia

Em reunião com o presidente do STF, Lamachia pede investigação e esclarecimentos em relação ao envolvimento de ministros do Supremo no caso do Banco Master

11.03.2026

Principais notícias

Ver todas