OAB/RS participa da instalação do Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale
16/05/2016 20:32h
O secretário-geral da OAB/RS, Rafael Canterji, participou da solenidade de instalação do Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale (CMR), vinculado à Academia Brasileira de Filosofia (ABF). O evento foi realizado, nesta segunda-feira (16), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.
Durante a cerimônia, a ABF entregou ao ex-presidente da OAB/RS Marcelo Bertoluci a medalha Pontes de Miranda. O prêmio tem a finalidade de homenagear personalidades merecedoras de distinção nos estudos relativos ao Direito. Também receberam a medalha o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e a presidente doInstituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), Sulamita Santos Cabral.
Na oportunidade, a palestra magna de abertura foi realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O magistrado falou sobre o novo ordenamento jurídico do País e sobre questões relacionadas ao processo civil, como urgência, mérito, ética e filosofia do Direito.
Ainda no evento foram empossadas 19 personalidades como membros da diretoria, por terem suas atividades reconhecidas na área jurídica. Também foi concedido o título de Doutor Honoris Causa ao governador José Ivo Sartori.
Sobre o Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale (CMR)
O CMR pretende reunir grandes juristas, acadêmicos, agentes públicos e pensadores para a produção intelectual, publicações e atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível de excelência na área jurídica.
Presenças
Estavam presentes na cerimônia o conselheiro federal da OAB Alexandre Wunderlich; o presidente da ABF, João Ricardo Moderno; o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do RS Hélio Saul Mileski; o presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, Juarez Freitas; o conselheiro do Tribunal de Contas do RS Pedro Henrique Figueiredo; o professor do mestrado e doutorado da PUCRS em Direito Tributário, Paulo Caliendo; o decano da escola de humanidades da PUCRS, Drairton Gonzaga Souza; o procurador de Justiça César Faccioli; o presidente da FMP, promotor David Medina da Silva; o subprocurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazzen; o advogado e jornalista, Cláudio Brito; a advogada jubilada Irene Branchtein; o membro do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista professor Marcus Boeira; e o advogado Gladimir Chiele.
16/05/2016 20:32h