OAB/RS participa do Prêmio Ajuris de Direitos Humanos
02/12/2015 21:39h
O coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, representou a Ordem gaúcha na cerimônia de entrega do prêmio.
Os vencedores do 8º Prêmio Ajuris de Direitos Humanos foram revelados, na noite de terça-feira (01), em solenidade realizada no Auditório da Escola Superior da Magistratura (ESM), em Porto Alegre. O coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, representou a OAB/RS na cerimônia.
A noite foi repleta de homenagens e referências ao magistrado João Abílio Rosa, falecido em 2013. A 8ª edição do Prêmio AJURIS de Direitos Humanos recebeu o nome do magistrado, que dedicou sua atuação na defesa dos direitos fundamentais da população vulnerável. Na solenidade, foi apresentado um vídeo com depoimentos de magistrados e integrantes do Sistema de Justiça sobre as relações pessoais que tiveram com João Abílio e sobre o legado para a Magistratura.
Dentre os 19 projetos inscritos na categoria “Boas Práticas em Direitos Humanos”, três instituições receberam o valor de R$ 5 mil: Instituto Pobres Servos da Divina Providência, Centro de Educação Profissional João Calábria, Acesso Cidadania e Direitos Humanos, Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gêneros.
Na categoria Monografias Jurídicas, a vencedora foi a estudante Leidiane Pias Dias, do Centro Universitário Metodista do Sul (IPA), com o trabalho “Os Cegos do Castelo: A Experiência das Promotoras Legais Populares na Construção de um Direito Democrático”. A estudante recebeu uma bolsa de estudos integral para o curso de Juizado Especial Cível, na Escola da AJURIS, além da coleção completa em CD-Rom da Revista da AJURIS e um notebook.
Participaram, também, da mesa de abertura o presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra; o diretor da Escola daAJURIS, Cláudio Luís Martinewski; e o diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Mauro Evely Vieira de Borba.
Vanessa Schneider
Jornalista MTB 17654
02/12/2015 21:39h