Home / Noticias / 26.10.2009 14:44h

OAB/RS participa do seminário alusivo aos 40 anos de criação da Procuradoria da Assembleia

26/10/2009 14:44h

http://bit.ly/NzQwbq
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8

Solenidade de abertura do evento, que conta com o apoio da ESA, teve a presença da secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral.

Designada pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral, participou da solenidade de abertura do seminário comemorativo aos 40 anos de criação da Procuradoria da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (26), no Teatro Dante Barone.

O evento conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, da Escola do Legislativo Romildo Bolzan e do Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Além de Sulamita, compuseram a mesa de trabalhos o representante da presidência da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Miki Breier; o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Fernando Guimarães Ferreira; o representante do TJRS, desembargador Dorval Braulio Marques; o representante do MP/RS, procurador de Justiça Paulo Emílio Jenisch Barbosa; a defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Zachia Paludo; o presidente do TCE, conselheiro Porfírio Peixoto; a representante do TRF4, desembargadora-federal Marga Inge Tessler; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Assembleia Legislativa, procurador Paulo Danin; e o presidente do Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa do RS, Flávio Dallag’nol.

O seminário ocorre ao longo desta segunda-feira (26) e terça-feira (27) e debate o tema Advocacia Pública e Independência dos Poderes: a Representação Judicial do Poder Legislativo. Paralelamente, ocorre o XXVII Encontro Nacional de Procuradores de Assembleias Legislativas (Anpal).

Durante a abertura, Breier destacou a importância da Procuradoria para o trabalho dos parlamentares. Já o procurador-geral da Assembleia ressaltou a importância da independência dos Poderes para a sociedade democrática.

No primeiro painel, o jurista e ministro aposentado Paulo Brossard de Souza Pinto fez um apanhado histórico da advocacia pública do Parlamento gaúcho.

“A OAB/RS está muito satisfeita e honrada em contribuir com este seminário, dando apoio institucional para o evento, por meio da sua Escola Superior de Advocacia. É um debate fundamental para entender os processos das Procuradorias nos Parlamentos de todo o país”, afirmou Sulamita.

Confira a íntegra da programação

26/10

Manhã
9h30min - Solenidade de Abertura
10h - "Advocacia Pública no Poder Legislativo: uma história"
Paulo Brossard de Souza Pinto, Jurista, Ministro aposentado do STF

Tarde
14h - "Novos Paradigmas da Teoria da Invalidade dos Atos Administrativos" Almiro do Couto e Silva - Professor Notório Saber em Direito Público e Professor de Direito Administrativo (PPGD/UFRGS)
14h50min - Coffe-break
15h- "Perspectivas Atuais do Processo Civil"
Professor Doutor Carlos Alberto Alvaro de Oliveira (UFRGS)
15h50min - "Direito fundamental à Boa Administração Pública"
Professor Doutor Juarez Freitas (UFRGS e PUCRS)

27/10

Manhã
9h - "Advocacia Pública e Independência dos Poderes"
Professor Doutor César Saldanha Souza Júnior (UFRGS e PUCRS)
9h50min - Coffee-break
10h - "Ministério Público de Contas e Advocacia Pública do Poder Legislativo"
Geraldo Costa Da Camino
Procurador-Geral do Ministério Público de Contas/RS
10h50min -"A Representação Judicial do Poder Legislativo"
Professor Doutor Lênio Streck (UNISINOS)

Tarde
14h- Atividades da Associação Nacional de Procuradores de Assembleias
Legislativas – ANPAL

26/10/2009 14:44h



Notícia anterior

Subseção de Cachoeira do Sul conquista posto da CEF na Justiça Federal

26.10.2009
Próxima notícia

Após três noites de constantes palestras, curso sobre 25 anos do Código Penal e da Lei de Execução Penal e os novos temas de Direito Penal e Processual Penal é encerrado

26.10.2009

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp