Home / Noticias / 18.06.2015 20:57h

OAB/RS prestigia homenagem ao ex-presidente do STF e TSE José Neri da Silveira

18/06/2015 20:57h

http://bit.ly/1BmKzYE
Foto: Alysson Mainieri - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14

Ministro recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias como reconhecimento por feitos importantes durante sua gestão no Tribunal Superior Eleitoral.

Na tarde desta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do RS foi sede de homenagem proposta pelo TRE-PR ao ministro e ex-presidente do STF e do TSE, José Neri da Silveira. O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, participou da solenidade realizada no Estado natal do magistrado homenageado.

Integrantes dos TREs envolvidos compuseram a mesa da cerimônia. Representando a Instituição paranaense, estiveram presentes o presidente do TRE-PR, desembargador Jucimar Novochadlo, e a diretora-geral, Ana Flora França e Silva. O TRE gaúcho foi representado pelo presidente, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, pela vice-presidente, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, e pelo diretor-geral, Antônio Augusto Portinho da Cunha.

Antes de dedicar sua fala em tributo a Silveira, Novochadlo relembrou o histórico do processo eleitoral desde o Brasil Império. Em seguida, justificou que o ministro era merecedor da homenagem por ter presidido o TSE em dois momentos fundamentais da história brasileira: o recadastramento de eleitores (em 1986) e a implantação do sistema de urnas eletrônicas em todo o território nacional.

Segundo ele, tais medidas fizeram com que a população não mais questionasse o resultado das eleições. “Foi um trabalho heroico. Seus atos não só modificaram o curso da sociedade, como ajudaram a amadurecer a democracia nacional”, ressaltou.

Natural de Lavras do Sul (RS), Silveira se disse sensibilizado com a demonstração de carinho e amizade do TRE-PR, que veio ao Estado para a entrega da medalha, pois ele não pôde se deslocar devido à enfermidade da esposa. O ministro também destacou que as ações em prol da democracia brasileira não foram tomadas apenas por ele, e só foi possível graças à unidade de comunicação entre todos os TREs.

“Nunca vou me esquecer da data do recadastramento. Foi em 1º de março de 1986. Todos os presidentes dos TREs estavam reunidos no TSE. Recebi manifestação de todos eles para que aquele ato ocorresse. No fim da tarde, estava decidido que seria feito. Houve unidade em prol do espírito do recadastramento”, declarou. Silveira também lembrou que o apoio dos Três Poderes e da imprensa foram muito importantes para essa realização.

Alysson Mainieri
Jornalista - MTB 17.860

18/06/2015 20:57h



Notícia anterior

Processo eletrônico: 20 mil advogados capacitados pela OAB/RS e mais de 20 toneladas de alimentos arrecadados

18.06.2015
Próxima notícia

Ordem gaúcha apoia projeto do Judiciário para incentivar gosto pela leitura

19.06.2015

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp