OAB/RS recebe presidentes de entidades da saúde e de hospitais filantrópicos gaúchos
19/07/2011 20:04h

Presidente da Ordem gaúcha defendeu mobilização pública para que o fechamento das instituiçõe seja evitado
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, nesta terça-feira (19), presidentes de entidades representantes de profissionais da saúde e dos hospitais filantrópicos do Estado para tratar da crise do setor. O objetivo foi buscar o apoio da entidade na busca de recursos que evitem o fechamento das instituições – que passam por dificuldades financeiras – e, consequentemente, a piora do atendimento, que já é considerado deficitário.
Estiveram na sede da Ordem gaúcha o presidente do Cremers, Fernando Weber Matos; o presidente do Sindicato das Santas Casas, Julio Matos; o presidente da Federação das Santas Casas do RS e presidente do Consaúde 2011, Oswaldo Balparda; o presidente da Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do RS, Milton Francisco Kemper; o secretário de Finanças da Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do RS, Carlos Airton Weber dos Santos; e o vice-presidente do Cremers, Isaias Levy.
O envolvimento da OAB/RS, segundo Lamachia, acontece quando é constatado que a sociedade não está tendo o acesso a saúde, apesar de o mesmo estar garantido pela Constituição. "A Ordem, como defensora intransigente da cidadania, no momento em que é procurada pelo Cremers e outras entidades, sente-se no dever de somar na luta por um melhor atendimento à população", explicou. O dirigente considerou a saúde um tema que merece prioridade.
Por dificuldades financeiras, os 239 hospitais filantrópicos do Estado estão ameaçados de fechamento. A dívida total – resultado de compromissos vencidos com bancos, fornecedores e encargos trabalhistas não recolhidos – já ultrapassa R$ 1 bilhão. Entre as causas apontadas, estão o não investimento dos percentuais mínimos em saúde por Estado e União e a desatualização da tabela de serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
19/07/2011 20:04h