OAB/RS reúne-se com advogados de Sapucaia do Sul
26/07/2011 16:39h
Na ocasião, ainda foi realizado o lançamento dos cursos telepresenciais na OAB local, pois foi instalada a antena na subseção, possibilitando o recebimento do sinal via-satélite.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer, participou, na manhã desta terça-feira (26), de reunião-almoço com os advogados da subseção de Sapucaia do Sul. Na ocasião, os dirigentes foram recebidos pela presidente da Ordem local, Nelmi Lucas Guterres.
Na abertura, Lamachia ressaltou a importância do encontro, no qual foi possível debater assuntos e trocar ideias sobre o exercício da profissão. "Já conseguimos avançar em vários aspectos, reaparelhamos as 260 salas da OAB em todo o Estado e também resgatamos um sonho com a compra da nossa sede seccional. Com todas as dificuldades, fizemos muito e isso só foi possível com um trabalho em conjunto e da união dos nossos 106 presidentes de subseções", afirmou.
"Ter as salas bem equipadas é uma preocupação da nossa gestão com os advogados, principalmente, para aqueles que estão longe de seus escritórios", disse Pellizzer.
Cursos Telepresenciais
Na ocasião, foi realizado o lançamento dos cursos telepresenciais na Ordem local, tendo em vista a instalação da antena da ESA na subseção, possibilitando o recebimento do sinal via-satélite.
"A medida trará benefícios diretos à OAB de Sapucaia do Sul, pois incentivará a participação da comunidade jurídica local nas palestras via-satélite", definiu Nelmi.
Segundo Lamachia, o sistema possibilita um permanente aperfeiçoamento profissional, já que são transmitidos de oito a dez cursos por mês, para distantes regiões do RS.
O dirigente da OAB/RS também destacou que a entidade foi a seccional pioneira na transmissão dos cursos via-satélite. "Iniciamos com 33 antenas, agora já estamos com mais de 70. A meta planejada pela ESA é abranger as 106 subseções do Estado até o final do ano", projetou.
Exercício profissional
Questionado sobre a propaganda irregular na advocacia, Lamachia expôs que a entidade está agindo de forma atuante. "A Comissão de Fiscalização e Exercício Profissional está comunicando os advogados, que são chamados a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e aqueles que não o fazem sofrem representação ética junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da entidade", relatou.
Esta ação está dando um resultado muito positivo, "pois praticamente todos os notificados se comprometem a retirar as propagandas e a não repetir a infração", argumentou Lamachia.
Outro assunto debatido na reunião foi o Exame de Ordem: "Com 1.174 graduações, o Brasil é o País com maior número de cursos em Direito no mundo - contando com 1.100 somente em território brasileiro. Por isso, o Exame de Ordem é fundamental, como filtro, para aferir o nível de conhecimento técnico e o sólido saber jurídico dos candidatos a advogados", finalizou.
Prestação de compromisso
Na ocasião, ainda foi realizada prestação de compromisso de um novo advogado e três estagiárias.
Estiveram presentes o ex-presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Jairo Ramos; o presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS, Luiz Gonzaga Silva Adolfo; a diretoria da subseção e os conselheiros da Ordem local; o procurador adjunto do município, Bruno Pinheiro; além de diversos advogados e advogadas da região.
26/07/2011 16:39h