OAB/RS reúne-se com TJRS em busca de vagas para magistrados e servidores em Uruguaiana
11/06/2015 20:58h
Situação na Comarca é considerada grave, pois há apenas cinco magistrados para oito unidades jurisdicionais.
Em reunião no Tribunal de Justiça do Estado na tarde desta quinta-feira (11), a OAB/RS pleiteou a criação de vagas para magistrados e servidores do Poder Judiciário em Uruguaiana. O vice-presidente da seccional gaúcha, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, o presidente e o tesoureiro da subseção do município, Maurício Felix Blanco e Giovani Goulart Ribeiro, estiveram reunidos com o presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, e com o desembargador Genaro José Baroni Borges.
No encontro, Blanco relatou que a Comarca atualmente conta com cinco magistrados para atender oito Varas. “De 2014 para cá, houve o mesmo número de saídas e chegadas de juízes. A situação é preocupante”, declarou.
Pellizzer frisou a importância de alternativas para a qualificação da prestação jurisdicional. “Precisamos facilitar o acesso do cidadão ao judiciário. Assim, é necessário somar esforços para minimizar essas dificuldades”, salientou.
Aquino e Delabary reconheceram a situação da Comarca e relataram que o TJRS vem desenvolvendo soluções para minimizar os prejuízos. “Sabemos das dificuldades existentes nas comarcas, mas trabalhamos para melhorar esta realidade. Recentemente, nomeamos 71 magistrados e 437 novos servidores em todo o Estado”, apontou.
Também estiveram presentes o vice-presidente da subseção, Edson Goulart Rebes; o deputado estadual Frederico Antunes; a presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Jussara Osório; a coordenadora da Comissão da OAB Mulher da subseção Uruguaiana, Cláudia Pires; e os vereadores Rafael Alves e Ronnie Mello.
Alysson Mainieri
Jornalista - MTE 17.860
11/06/2015 20:58h