Home / Noticias / 03.06.2025 14:21h

OAB/RS solicita ao TRF4 retirada de vídeo institucional que dispensa atuação da advocacia em causas previdenciárias

03/06/2025 14:21h

https://bit.ly/43sTOrs
image-galeria-0

Assim que tomou conhecimento de um vídeo institucional publicado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no qual uma juíza federal traz informações ao público sobre benefícios previdenciários e afirma que, em determinados benefícios, não há necessidade da presença de advogados, a OAB/RS oficiou e entrou em contato telefônico com o presidente do Tribunal, desembargador Fernando Quadros da Silva, solicitando que o conteúdo fosse excluído. A Ordem gaúcha pondera que, embora a lei não exija obrigatoriedade da presença da advocacia em todos os casos, a busca por tais benefícios — inclusive para a segurança do cidadão — deve sempre ser acompanhada por uma advogada ou um advogado.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esclarece ainda que, diante do cenário atual, marcado por inúmeros golpes praticados por falsos advogados e falsas advogadas, inclusive no âmbito do INSS, a presença da advocacia em qualquer negócio jurídico, ação judicial ou administrativa torna-se absolutamente relevante para a segurança jurídica da cidadania. “Por essas razões, foi feito o contato com o TRF4, solicitando que não houvesse, por parte daquele Tribunal, qualquer orientação em sentido contrário, uma vez que tal posicionamento poderia comprometer a segurança jurídica da sociedade”, afirmou Lamachia.

03/06/2025 14:21h



Notícia anterior

Lamachia reafirma compromissos institucionais em posse da subseção de Sarandi

03.06.2025
Próxima notícia

Lamachia empossa diretoria da subseção de Estrela e destaca a atuação da Ordem gaúcha durante as inundações de 2023 e 2024

12.06.2025

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp