Oficinas de trabalho entre subseções da Fronteira Oeste fortalecem gestão compartilhada
05/04/2014 02:15h
Para detalhar as diferentes áreas da entidade, foram reunidos grupos de presidentes e vice-presidentes; tesoureiros; secretários-gerais; integrantes da CDAP; da CFEP; do TED; e os delegados da CAA/RS e da ESA.
No período da tarde da Interiorização Regionalizada da OAB/RS, realizada nesta sexta-feira (04), em Santana do Livramento, foram promovidas as oficinas de trabalho com as subseções que integram a região da Fronteira Oeste, que engloba: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Cacequi, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana.
Para debater as diferentes áreas da entidade, foram reunidos grupos de presidentes e vice-presidentes; tesoureiros; secretários-gerais; integrantes da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP); da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP); do Tribunal de Ética e Disciplina (TED); e os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e da Escola Superior da Advocacia (ESA).
Presidentes e vice-presidentes
O presidente e o vice-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci e Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, juntamente com o coordenador das subseções, Jorge Fara, trataram de temas corporativos e institucionais com os presidentes e vice-presidentes das subseções. “É fundamental a gestão compartilhada e integrada com a seccional. Somos um sistema, mas cada OAB do Estado tem suas necessidades e peculiaridades”, afirmou Bertoluci.
Tesoureiros
O diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, fez uma apresentação aos tesoureiros sobre o trabalho de contabilidade, controladoria, financeiro e de auditoria externa, tratando das suas funções, atribuições e funcionamento. Foi frisada a transparência na prestação de contas: “O balanço da seccional é uma consolidação do resultado obtido nas 106 subseções”.
Secretários-gerais
A secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, destacou o trabalho para ampliar as atribuições administrativas, a padronização de procedimentos e a certificação digital aos advogados das subseções.
CDAP
O vice-presidente da CDAP, Arno Winter, reuniu os representantes da Comissão nas subseções para reforçar a importância da rede de fiscalização das prerrogativas.
CFEP
O presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP), Miguel Ramos, ressaltou a necessidade da fiscalização da propagada irregular e de denunciar o exercício ilegal da atividade.
TED
Para otimizar, agilizar e qualificar a tramitação dos processos ético-disciplinares, o presidente do TED, Fábio Scherer de Moura, reuniu-se com os conselheiros instrutores das subseções. Os procedimentos do Tribunal foram explicados passo a passo.
CAA/RS
Paralelamente ao evento, foi realizado o Encontro Regionalizado de Delegados da CAA/RS. O vice-presidente, Pedro Alfonsin, abordou a estrutura da CAA/RS e os benefícios da interiorização.
ESA
Também foi realizada reunião com os delegados da ESA. Segundo o diretor-geral, Rafael Canterji, a interiorização dos cursos é uma realidade da gestão. “Já atendemos uma das principais demandas dos advogados das subseções, como a transmissão de cursos pela internet por meio da ESA EaD”.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
05/04/2014 02:15h