Home / Noticias / 21.07.2011 23:58h

Ordem gaúcha reúne representantes de diferentes credos para debater intolerância religiosa

21/07/2011 23:58h

http://bit.ly/NwzeMn
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
Durante o encontro promovido pela Comissão de Direitos Humanos, foi definido que será realizado um seminário para ampliar a discussão dos temas.

Com o objetivo de debater a temática da intolerância religiosa no Rio Grande do Sul, a Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Direito Humanos (CDH), reuniu representantes de diversos credos e culturas religiosas para buscar a universalização do respeito das diferenças. No encontro realizado, na noite desta quinta-feira (21), o coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Ricardo Breier, juntamente com o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Armando José da Costa Domingues, destacou a importância do respeito e da tolerância e religiosa. 

Foram contatadas as representações das maiores religiões, sendo que estiveram presentes: da Religião Afro, Babalorixá Diba de Iemanjá, Carlos Nunes Souza e Jairo Pereira; da Igreja Luterana, Pastor Romeu Martini; da Igreja do Evangelho Quadrangular, Andrea Fioravanti; da Federação Espírita do RS, Soveral Pelufo, Silvio de Oliveira e Gladis de Oliveira; da Igreja da Assembléia de Deus, Elisandro Sabino; e da Associação Zen Budista, Monja Shoden.

Segundo Breier, é inadmissível que no Século XXI ainda existam desrespeitos às pessoas de credos diferentes. "A tolerância e o respeito com o próximo devem ser objeto de discussão. Estamos preocupados com o crescimento de casos de repressão e violência por questões religiosas. A Ordem está atenta e mobilizada para debater esse tema com a sociedade", disse.

Durante o encontro, os representantes das religiões apontaram casos de desrespeito; de censura à liberdade de culto; de legislações e projetos de leis que criam obstáculos para a realização das cerimônias; os estereótipos da mídia para determinados credos; os preconceitos históricos; a problemática do barulho dos rituais; o debate do ensino religioso nas escolas gaúchas; o trabalho assistencial das instituições; o entendimento quanto a determinados costumes; a questão do livre arbítrio religioso e do estado laico; e a falta de informação.

Após os debates, os presentes definiram que será realizado um seminário para ampliar a discussão dos temas, em diversos painéis, com objetivos concretos. Na ocasião, também será lançado um mapa da intolerância no Estado e uma carta de princípios.

Novamente, serão contatadas as representações das maiores religiões para participarem. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3284-6440.

21/07/2011 23:58h



Notícia anterior

OAB/RS recebe presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Porto Alegre

21.07.2011
Próxima notícia

Advogados terão desconto especial em Curso de Português para Profissionais do Direito

22.07.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp