Home / Noticias / 09.05.2011 22:43h

Ordem gaúcha presente em conferência do sociólogo Boaventura de Sousa Santos

09/05/2011 22:43h

http://bit.ly/Nvaxjo
Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11

Evento, promovido pela Assembleia Legislativa, ocorreu nesta segunda-feira (9)

Para ouvir um dos maiores sociólogos do mundo, o português Boaventura de Sousa Santos, falar sobre a violência que tem assolado todos os segmentos das sociedades brasileira e mundial, centenas de pessoas lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado nesta segunda-feira (9). Pela OAB/RS, compareceram o presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, e o membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) Rodrigo Puggina.

O evento, organizado pelo parlamento gaúcho, Associação dos Advogados Criminalistas do RS (Acriergs) e Ulbra e intitulado Intolerância: Violência e Desagregação Social, teve origem na consternação e perplexidade sentida após fatos que caracterizaram-se pela agressividade, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALRS, deputado Miki Breier. Entre os citados, estavam o atropelamento de ciclistas em Porto Alegre e a chacina em uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro.

Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra, atribuiu a violência aos diversos tipos de facismos vigentes, entre os quais o racial e o comercial. Apontou que o colonialismo não terminou e afirmou que "um dos problemas da intolerância é que o seu contrário é a tolerância, que significa suportar algo desagradável, o que também não é bom”.

Entre os que também prestigiaram o evento, além de deputados, estiveram o vice-governador, Beto Grill; o presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde; a presidenrte da Comissão de DH da Câmara de Deputados, deputada Manuela D´Ávila; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; a presidente da Câmara de Porto Alegre, Sofia Cavedon; o deputado federal Luiz Noé (PSB/RS); os secretarios estaduais de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e de Segurança Pública, Airton Michels.

09/05/2011 22:43h



Notícia anterior

Comissão do Jovem Advogado é instalada na subseção de Estrela

09.05.2011
Próxima notícia

OAB/RS prestigia inauguração de exposição em comemoração aos 70 anos da Justiça do Trabalho

09.05.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp