Home / Noticias / 09.03.2010 10:19h

Orientações jurídicas são disponibilizadas para o público feminino no Dia Internacional da Mulher

09/03/2010 10:19h

http://bit.ly/NhyPx1
Foto: André Carvalho - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14

Para a coordenadora do evento, Carmelina Mazzardo, uma ação como essa evidencia que a Ordem não existe somente para a defesa dos advogados, mas também para a defesa da sociedade.

Acreditando em uma realidade melhor para a mulher brasileira, em que a violência e a desigualdade não têm vez, a Comissão da Mulher Advogada (CEMA) da OAB/RS e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), juntamente com demais comissões da entidade, prestaram informações jurídicas voltadas, principalmente, ao público feminino.

De forma voluntária e gratuita, o atendimento ocorreu nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no stand da Ordem gaúcha, no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, das 9h às 17h.

Participaram do evento também as Comissões da Criança e do Adolescente (CECA); de Defesa do Consumidor (CEDC); do Direito Bancário (CEDB); de Previdência Social (CEPS); e de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano (CEDUPU).

Segundo a organizadora da atividade e presidente da CEMA, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, a OAB/RS prestou informações relacionadas à aplicação da Lei Maria da Penha, questões na área da saúde, geração de renda, educação, previdência social e direitos humanos.

“Esse evento é muito importante, pois dá visibilidade à Ordem, evidenciando que ela não existe somente para a defesa dos advogados, mas também para a defesa da sociedade. Um evento como esse, com certeza, demonstra o quanto a Ordem está engajada”, afirmou Carmelina.

A representante comercial Glacinda Mancio da Silva ao ressaltar que foi muito bem atendida e esclarecida por Carmelina, destacou: “A mulher sempre é um ícone. Ela sempre faz a diferença, mas sem fazer muito alarde”.

De acordo com a conselheira seccional e presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor, conselheira seccional Teresa Cristina Fernandes Möesch, a grande procura, cerca de 80% dos casos, foi sobre dívidas diversas, questão de super endividamento e cobrança indevida de cartão. Voluntária, Teresa Cristina salientou a importância do evento: “Prestar esclarecimento e informação à população é um dever para com a sociedade. Nosso papel aqui como advogados foi, a partir da narração dos fatos, encaminhá-los ao setor correto, ensinando a procurar o Direito. E esse é o papel fundamental da Ordem”.

Bem requisitada em diversas áreas jurídicas por já ter participado da CECA e da CEDC, a membro da CEMA Auribes Sally de Carvalho também comentou sobre a orientação jurídica. “Esse evento é tão importante que deveria ocorrer mais vezes durante o ano, pois há tantas pessoas que necessitam de informações sobre diversos ramos do Direto. A Justiça só, não socorre. Deve haver ações como esta para atender a demanda da sociedade”.

Prestando mais assistências sobre reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia, a membro da Comissão Especial da Mulher Advogada e coordenadora da Comissão Jurídica da Associação de Mulheres de Negócios, Lígia Maria Barata Silva Brasil, admitiu que a conscientização é a melhor parte da ação. E acrescentou: “Muitas pessoas não tem noção dos seus Direitos e nem como buscá-los. E é isso que fazemos aqui, indicamos quem eles devem procurar”.

A servidora pública Fátima Campos que buscou esclarecimentos na área de família apontou que além do esclarecimento sobre a questão, foi muito bem atendida pela equipe voluntária.

Já o membro da Comissão de Direito Previdenciário Antônio Luiz Almada Prestes, que estava orientando as pessoas sobre seus direitos e distribuindo a Cartilha de Direito Previdenciário, analisou: “Esse evento é importante para a OAB, para mostrar que a Ordem está à disposição da sociedade”.

Evento da Mulher

Esta é a segunda vez que a OAB/RS está presente no Largo Glênio Peres. Em 2009, o evento foi promovido juntamente com outras instituições, e o stand da Ordem gaúcha havia sido o mais procurado para orientações. Tendo em vista a grande procura que teve a Comissão da Mulher no ano anterior, as orientações foram estendidas para outras comissões também.

Carmelina destacou ainda a parceria com a CAA/RS, em que o enfermeiro Erick Dias Ferreira foi bem requisitado para medir a pressão de todos, mas principalmente das mulheres. Outra parceria este ano, que pretende se estender, é com a água mineral Itati, que estava distribuindo água a todas as pessoas que passavam. “A Itati está nos prestigiando neste dia quente”, registrou a coordenadora do evento.

A coordenadora ressaltou também que o evento da Mulher é um complemento do trabalho realizado com o Projeto OAB Vai à Escola, em que são realizadas, com a parceria de diversas comissões, orientações jurídicas à sociedade.

09/03/2010 10:19h



Notícia anterior

Presidente da Concad e da CAA/RS preside reunião com Ophir em Brasília

08.03.2010
Próxima notícia

Ordem gaúcha buscará solução para problemas envolvendo advogados dativos na Justiça Federal

09.03.2010

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp