Home / Noticias / 04.09.2009 16:09h

Porto Alegre ganha quatro novas Varas da Fazenda Pública

04/09/2009 16:09h

http://bit.ly/OEp88V
Conforme o presidente da OAB/RS, a instalação das unidades era uma demanda antiga da entidade, favorecendo, principalmente, as partes que possuem ações contra o Estado.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, destacou que a instalação de quatro novas Varas da Fazenda Pública em Porto Alegre, que será concretizada na próxima semana, foi objeto de intensa luta da OAB/RS junto ao Judiciário. “Esta era uma demanda antiga da entidade, pois se constituí numa conquista não só para a advocacia, mas principalmente para as partes que possuem ações contra o Estado”, afirmou Lamachia.

Segundo o dirigente da seccional, a OAB/RS atuou fortemente diante do tema, que foi pauta das reuniões da Comissão Mista formada entre Ordem gaúcha e o Judiciário estadual, e junto à CCJ da Assembleia Legislativa do Estado, na agilização da votação e na aprovação da Lei Nº 13.164/09.

As quatro novas Varas da Fazenda Pública serão inauguradas na próxima quarta-feira (09), nos Foros Regionais da Tristeza, às 13h30min, e no Partenon, às 15h.

A 9ª Vara da Fazenda Pública será instalada no Foro Regional da Tristeza e terá competência para as ações de interesse do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre, até o valor de 40 salários mínimos quando se tratar do Estado, e de 30 quando se tratar da administração municipal. Também serão recebidas as ações referentes a vale-refeição instituído pela Lei Estadual nº 10.002/93.

Será instalada ainda no Foro da Tristeza a 10ª Vara da Fazenda Pública com competência para as ações concernentes à saúde pública (medicamentos, cirurgias, internações, etc) e meio ambiente.

No Foro Regional do Partenon serão instaladas a 11ª Vara da Fazenda Pública, que tratará de questões sobre previdência pública e trânsito, e a 12ª Vara da Fazenda Pública, que julgará ações referentes à política salarial e as relativas às promoções retroativas dos servidores estaduais, ao repasse de URVs e a 1/3 de férias.

Da redação do Jornal da Ordem com informações do TJRS

04/09/2009 16:09h



Notícia anterior

OAB/RS debate Código Florestal em painel na Expointer

04.09.2009
Próxima notícia

Sistema inovador dos cursos telepresenciais permite qualificação de advogados em todo o estado

04.09.2009

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp