Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo chega a sua 30ª edição
11/10/2013 18:24h

A OAB/RS, juntamente com o Movimento de Justiça de Direitos Humanos e a ARFOC-RS, escolherá os três melhores trabalhos nas categorias: Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Jornalismo Online, Crônica e Acadêmicos.
Com o tema "30 anos em busca da verdade e justiça", a OAB/RS, juntamente com a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS), e a Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), promove a 30ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.
A premiação tem como objetivo prestigiar as matérias jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. A cerimônia de premiação sempre é realizada no dia 10 de dezembro, data da promulgação, pela Organização das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O prêmio, realizado anualmente, se destaca por abranger profissionais da área da comunicação de diferentes países.
O presidente da OAB/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da entidade, Marcelo Bertoluci, frisa a dimensão do evento, que visa ainda à valorização da imprensa por meio da cerimônia. "É um orgulho premiar através desta cerimônia as matérias jornalísticas que pautam assuntos relacionados aos direitos humanos, tema este que representa uma das principais bandeiras da atual gestão", enfatiza Bertoluci.
O coordenador-geral da CDH da OAB/RS, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, explica a importância da premiação aos jornalistas. "Este evento estimula a produção de atividades da imprensa no que diz respeito a notícias de direitos humanos. Aliás, tendo como base a participação de estrangeiros, a divulgação ganha grande repercussão e gera valorização para o trabalho produzido pelos profissionais da área da comunicação", argumenta Puggina.
O presidente do Movimento de Justiça de Direitos Humanos, Jair Krischke, salienta o reconhecimento que os jornalistas têm sobre o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. "A imprensa costuma chamar o evento de ‘Oscar’, isto demonstra a credibilidade que nós, que trabalhamos na promoção do evento, temos dos jornalistas", avalia.
Segundo Krischke, o prêmio se destaca pela seriedade com que é julgado. "Existe a possibilidade de narrar a produção das matérias; grande divulgação dos Direitos Humanos nos veículos de comunicação; premiação de matérias com caráter que denunciam, bem como matérias positivas; e uma gratificação aos jornalistas de mercado", ressalta.
Serão escolhidos os três melhores trabalhos sobre o tema Direitos Humanos nas categorias: Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Jornalismo Online, Crônica e Acadêmicos. O concurso é aberto aos jornalistas e fotógrafos que atuam na área profissional. Cada concorrente poderá inscrever até três trabalhos.
A comissão julgadora será composta por um integrante de cada entidade promotora e apoiadora. A entrega dos prêmios será realizada no Auditório Guilherme Schultz Filho (Rua Washington Luiz, 1100 – 2º andar).
As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro de 2013 e devem ser realizadas e entregues nos seguintes locais, pessoalmente, ou pelos Correios:
ARFOC-RS (Rua dos Andradas, 943, conjunto 808, telefone (51) 3227-6898, e-mail [email protected], site www.arfoc-rs.com.br).
Movimento de Justiça de Direitos Humanos (Avenida Borges de Medeiros, 340, sala 94, Centro Histórico, CEP 90020-020 – Porto Alegre/RS, telefone (51) 3221-9130 e 9951-2869, e-mail [email protected], site www.direitoshumanosbr.org.br.
No Interior do Estado do Rio Grande do Sul, solicitar ficha de inscrição junto aos promotores. Nos demais Estados, solicitar fichas de inscrição junto a Arfoc Local, ou com os promotores.
Wagner Miranda
Estagiário de Jornalismo
11/10/2013 18:24h