Home / Noticias / 11.05.2011 19:21h

Preocupada com jovens em situação de vulnerabilidade social, OAB/RS apoia Fundação Pão dos Pobres

11/05/2011 19:21h

http://bit.ly/Nrjt9n
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17
image-galeria-18
image-galeria-19
image-galeria-20
image-galeria-21
image-galeria-22
image-galeria-23
image-galeria-24
image-galeria-25
image-galeria-26
image-galeria-27

Em visita à organização, dirigentes da entidade conheceram o trabalho desenvolvido em prol de crianças e adolescentes

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve, juntamente com a secretária-geral, Sulamita Cabral, e a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles, na tarde desta quarta-feira (05), na Fundação Pão dos Pobres – organização não-governamental que proporciona um processo de mudança na trajetória social de crianças e adolescentes, inserindo-os no universo do trabalho há 115 anos.

“Convidamos a OAB/RS para que conheça o Pão dos Pobres, a fim de que nos ajude a repercutir o nosso trabalho e consigamos abranger toda a sociedade”, declarou a assessora de comunicação, Suzana Vellinho Englert.

O diretor-geral da organização, irmão Albano Thiele, deu boas-vindas aos dirigentes da entidade e fez menção à história da organização, explicando o seu funcionamento. “O Pão dos Pobres atende jovens que são internos, realiza formação profissional e promove a ressocialização de meninos da FASE. Agora também estamos iniciando cursos técnicos e a abrigagem para crianças a partir de zero anos de idade”.

Por sua vez, Lamachia ressaltou a importância do trabalho desenvolvido: “A Fundação Pão dos Pobres auxilia as crianças a lutarem pelo seu espaço”, e continuou: “Mais que qualificação, elas têm uma formação moral e de caráter, o que lhes possibilita a oportunidade de escrever uma nova história para suas vidas”.

Na ocasião, foi apresentado o trabalho e a história da fundação através de um vídeo institucional.

Estavam presentes, ainda, o diretor-administrativo, irmão Olir Facchinello; o gerente socioeducativo, João Rocha; a coordenadora do Centro de Educação Profissional, Marta Prytula; e o chefe de gabinete da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani. 

Visitação

Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Fundação, os dirigentes visitaram algumas instalações e puderam acompanhar de perto aulas de mecânica automotiva, elétrica, serralheria, marcenaria e música. Também conferiram a estrutura da gráfica, o Programa RS Socioeducativo, os dormitórios, a biblioteca, a sala de jogos, entre outros.

“Nessa visita, podemos perceber como essas crianças estão sendo lapidadas, e é por isso que a OAB/RS estará engajada em divulgar e conclamar a todos os advogados a ajudarem o Pão dos Pobres, pois, além de contribuirem para este trabalho, poderão ainda ter benefícios fiscais", mencionou Lamachia.

Para Sulamita, as ações realizadas só vêm a acrescentar para a sociedade. “Este trabalho é maravilhoso pelo resgate social”, afirmou.

“Apesar da situação social em que estas crianças se encontram, percebemos a alegria e a esperança delas ao estarem aqui”, enfatizou Maria Helena.

Além dos cursos mencionados acima, o Pão dos Pobres disponibiliza Informática Básica, Assistente Administrativo, Reparador de Equipamentos Eletrônicos Industriais, Elétrica Predial, entre outros.

Parceiros

Como a Fundação Pão dos Pobres não recebe verba pública, ela necessita da doação e do apoio de pessoas e empresas. Dentre as que colaboram, estão: Senai, Gerdau, Agência Competence, Eichenberg Logística, Fox Mitsubishi, Dell, Wallmart, Carris e SLC Agrícola.

Advogados, saibam como ajudar:

Funcriança

Através do Funcriança, pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações e abater diretamente do seu Imposto de Renda. Os recursos aqui destinados somente poderão ser aplicados em prol de projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social, de profissionalização de jovens, de combate ao trabalho infantil e para orientação e apoio sócio-familiar.
 
O processo é simples: pessoas físicas que fazem a declaração completa podem doar até 6% do Imposto de Renda devido. Já pessoas jurídicas que utilizam o sistema contábil do Lucro Real podem deduzir até 1% sem qualquer custo. A destinação do IR é feita através do preenchimento do Documento de Arrecadação de Doações – DAD, que pode ser emitido em qualquer computador, seguindo os seguintes passos: http://www.funcriancapoa.procempa.com.br/funcriancapoa/.

Doações de entidades sem fins lucraticos

Para pessoas jurídicas a contribuição é de 2% do lucro operacional. A dedução é contabilizada como despesa operacional e não como dedução direta do Imposto de Renda.
 
Projeto Dindo

Se é difícil salvar o mundo, salve um mundinho.Sendo dindo do Pão dos Pobres, a partir de R$ 20,00 mensais você estará fazendo parte desta causa, proporcionando melhores perspectivas de vida a esses jovens cidadãos.

Doações através de depósito bancário

Você também poderá fazer sua doação espontânea através de depósito no Banco do Brasil, agência 10-8, conta-corrente nº 205076-5.

Brechó do Pão

Esta é mais uma forma de sustentabilidade, idealizada por voluntárias. O Brechó do Pão dos Pobres funciona todas as terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. Se você tiver roupas e sapatos sobrando em seu armário, mande para nós, pois aqui a griffe é a fraternidade. Para doar ligue 3433-6902.

Confira mais informações clicando aqui.

11/05/2011 19:21h



Notícia anterior

Comitê Gaúcho de Controle Social se prepara para Seminário das Câmaras Temáticas do CDES-RS

11.05.2011
Próxima notícia

Lamachia trata da atuação da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/RS

11.05.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp