Presidência do TJRS recebe diretoria da OAB/RS e Subseção de Encruzilhada do Sul
22/10/2008 17:11h

A OAB Encruzilhada do Sul, juntamente com o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, esteve reunida com o presidente do TJRS, Arminio da Rosa, na tarde desta terça-feira (21), no gabinete da presidência do tribunal.
A subseção solicitou que fosse agilizada a criação da 2ª Vara no foro do município.
“Sabemos que a criação da vara foi incluída no chamado projetão do TJ, a ser mandado para a Assembléia Legislativa, mas nossa situação é realmente delicada. Estamos com quase 10 mil processos na única vara existente”, relatou a juíza diretora do foro de Encruzilhada, Andréia Pinto Goedert.
“Já temos o espaço físico para a nova vara, só precisamos que ela seja criada. Enfrentamos também o problema da falta de um juiz, já que, até há um ano, tínhamos a jurisprudência compartilhada, mas agora a juíza Andréia trabalha sozinha”, completou Kátia Pereira Louzada, a presidente da subseção.
Arminio da Rosa afirmou que o tribunal estuda desmembrar o projetão, mandando projetos de lei de criação de varas separados para a Assembléia Legislativa, pois acredita que isto facilitará a tramitação. “Daremos atenção especial a Encruzilhada do Sul neste sentido, vamos ver se conseguimos incluir a criação de mais uma vara na comarca num dos primeiros ‘lotes’ do projetão a serem enviados ao Legislativo”, garantiu o dirigente, que também vai conversar com o corregedor-geral de Justiça, Luiz Felipe Brasil Santos, para ver a possibilidade de mandar mais um juiz para o foro do município.
Claudio Lamachia ressaltou que a OAB/RS é parceria em todos este pleitos, inclusive junto à Assembléia, onde tem acento na Comissão de Constituição e Justiça.
Acompanharam também a reunião, o vice-presidente da subseção, Jeferson Rodrigues, o secretário-geral, Taleirand Peixoto, o tesoureiro, José Antônio de Lima Bicca, e os advogados Hermano Machado Louzada e Ricardo Pereira Louzada.
22/10/2008 17:11h